Infância, tempo de maravilhamentos…

– O que é isto? _ pergunta Aninha, apontando para uma ostra, num desenho sobre a vida no fundo do mar.

– Um tipo de conchinha _ explico, achando difícil detalhar para uma criança de quatro anos que bicho esquisito é aquele.

– Onde estão os olhinhos dela? E a boca? Onde ela mora? Onde fica o fundo do mar? Como ela não se afoga na água? Porque o mar é azul?

Algumas eu respondo, outras faço que não ouço porque nem eu sei a resposta. De onde eles tiram tantas perguntas, Deus do céu!

Às vezes, confesso, Aninha me atordoa, de tanto que fala e questiona e argumenta e canta e pula e brinca e sobe e desce e corre e deita e rola e dá cambalhotas e … Ufa! Quanta energia! Cadê o botão do “on” e “off” pra desligar um pouquinho?

Encantada, observo a energia incrível das crianças, e a capacidade que elas têm de se maravilhar com todas as novidades que vão descobrindo. Quem dera continuássemos assim pelo resto da vida.

– Olha, uma borboleta amarela e azul. Que linda! _ diz, enquanto sai correndo pelo jardim à procura de cores e sons da natureza.

– Por que a folha da árvore é verde? Onde as formigas estão indo? Por que elas andam em fila? Por que o vento faz barulho? Por que o sol é quente? Por que a chuva é molhada? Como que a nuvem anda se ela não tem pé? Onde é a casa dos passarinhos?

Não sei explicar quase nada, talvez porque nunca tenha parado para pensar sobre isso (pelo menos não depois que cresci). Sabe como é, adultos nunca têm tempo de parar e se admirar com o que acontece à sua volta. Mas acho, também, que Aninha não está esperando por respostas, pelo menos nada muito elaborado e complexo. Ela apenas exterioriza tudo o que passa pela sua cabecinha, enquanto aprende a observar e tenta entender o mundo, à sua maneira.

Que fase linda, a infância. Tantas descobertas, tantos arrebatamentos. Pena que a gente cresce, perde este olhar inocente e curioso, e já não nos basta mais uma borboletinha colorida ou uma conchinha no mar para transbordarmos de felicidade. Bons tempos…

Leia mais
Comente

Hot no Donna