Quantas vezes você interrompe suas tarefas para checar o celular? Veja o que mais atrapalha sua concentração

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Quantas coisas você consegue fazer ao mesmo tempo? A maioria de nós conversa, escreve uma mensagem no celular e, às vezes, até almoça na mesma hora. A questão é saber se, de fato, conseguimos fazer bem o que precisamos ou estamos cada dia mais desfocados. Arrisco dizer que a era multiconectada em que vivemos nos deixou menos concentrados e, muitas vezes, até menos produtivos.

Faça um teste e perceba quanto tempo você fica na mesma tarefa sem checar seu celular ou e-mail. Percebeu? Muitas vezes a nossa capacidade de concentração dura 20 minutos, no máximo. Um artigo publicado pela Harvard Business Review indicou que cada pessoa gasta, em média, 15 minutos, para voltar ao que estava fazendo depois da interrupção.

O problema é que a cada paradinha demoramos mais um pouco para voltar a nos concentrar naquilo que efetivamente precisa ser feito. O resultado é que nos sentimos mais cansados e, às vezes, frustrados quando ao fim do dia não demos conta de tudo.

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Especialistas apontam que a maioria de nós não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo. Cada vez que interrompemos uma tarefa para fazer outra, aumentamos nossas chances de errar.  Um estudo da Universidade de Michigan concluiu que interrupções de dois segundos geram o dobro de erros na hora de realizar uma atividade, além de aumentar a sensação de desgaste durante a rotina de trabalho.

E por que gostamos tanto de checar o WhatsApp toda hora ou ver se chegou algum novo e-mail na caixa de entrada? Uma das explicações é que as notificações funcionam como gatilhos para o aumento de dopamina, conhecido também como um dos hormônios do prazer. Ficamos excitados com a novidade, com o que não estava na pauta do dia, e vamos desejando um pouco mais dessa sensação, como um vício.

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A vantagem de pensar a respeito da nossa capacidade (ou não) de ser multitarefas é justamente a possibilidade de revisarmos nosso comportamento e tentar alterar a rotina.

Uma das técnicas recomendadas para resgatar a concentração e elevar a produtividade é usar o método Pomodoro, aquele que sugere a você programar o tempo de cada tarefa e só parar até que o relógio desperte. Controle de tempo e estabelecimento de prioridades ajudam a nos manter focados em uma era em que vivemos acelerados e, muita vezes, distraídos.

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