Versão saudável e mais barata! Aprenda a fazer ketchup caseiro | Mel e Pimenta

Aqui na cozinha do Mel e Pimenta, cada vez mais tenho buscado inserir receitas de produtos que estamos acostumados a comprar e nem sequer paramos para pensar se poderíamos fazer em casa. Por isso, estou trazendo uma receita de ketchup caseiro simplesmente maravilhoso – afinal de contas, só leva bons ingredientes.

Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta
:: Fácil e saudável: aprenda a fazer um delicioso iogurte caseiro

:: Saboroso e leve: como preparar um cuscuz marroquino com banana e castanhas
:: Mais nutritivos e saborosos: experimente nuggets de frango caseiros
:: Saudável e rápido: aprenda a fazer bolo de banana e aveia sem farinha 

Ingredientes:
2 kg de tomates maduros italiano em cubos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara de cebola em cubos
250 g de maçã sem casca em cubos
6 cravos-da-índia
1 colher (sobremesa) de sementes de mostarda
1 pau de canela quebrado em pedaços (uns 5 cm são suficientes)
½ colher (chá) de sementes de coentro
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco – separar ½ xícara + ½ xícara
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal

zXxhf8XdBFKfyiaWvl_6eqoYX9rf4OuHkDd360TyStU,7S6RuR_tdqbk40TeWxn16ibjk5EEBTrJWzTgh5kJKbk,R0a9FMg9XS1DP3icm3EbzkpTivf8OKHNQiXwD58TBho

Como fazer:
Em uma panela alta e de fundo grosso coloque o tomate, o extrato, a cebola, a maçã, os cravos, a canela, as sementes de mostarda, as sementes de coentro, meia xícara de vinagre e o sal.

Leve a panela ao fogo alto e, assim que começar a ferver, baixe o fogo. Cozinhe com a panela sem tampa até reduzir a um terço do volume. Esse processo leva aproximadamente uma hora, sendo que nos últimos 20 minutos você pode aumentar o fogo. É importante mexer com frequência para não grudar no fundo da panela.

Passe a mistura pelo mixer ou liquidificador para dar uma leve triturada. Peneire a mistura pressionando até que todo o molho seja extraído e fiquem só as sementes, peles e especiarias na peneira. Descarte o resíduo.

Coloque o ketchup de volta na panela lavada, acrescente o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo novamente e cozinhe até obter um ketchup encorpado. Aqui em casa levou uma hora em fogo baixo e mexendo com frequência.

Nessa etapa vai respigar bastante, mas faz parte, só não use tampa, pois o vapor não vai ajudar a obter a consistência desejada.

5aK6v09vlrhujsd2HIgL_5Ur7wXvYhDp7bGWIA4xgek,-RxTNBFQ0knrmKRto4QjB2Hw4JFe3Uhcs-VaTXVieXc,X1jO3zGB-dAK2dbwnqYNi5pH09Rt83_Mjloyqgkn6Oc

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna