Lica Paludo: mercados que inspiram

Em Londres um passeio pelo Borough
Market, que existe desde o século 13.
Preferencialmente aos sábados pela
manhã.
Em Londres um passeio pelo Borough Market, que existe desde o século 13. Preferencialmente aos sábados pela manhã.

Uma das coisas que me fascina, tanto quanto produzir eventos, é literalmente alimentar minha criatividade através da gastronomia. Esta paixão me leva a exercitar o olhar através das cores, sabores, aromas e da cultura impressos nos produtos e experiências sensoriais que muitos mercados nos proporcionam.  Deixe-se seduzir pela animada agitação dos corredores e barracas e curta um programa super descolado! Esse tema é tão rico que dedicarei duas semanas para ele. Nesta edição, faremos um tour por mercados mundo afora, destacando alguns dos mais emblemáticos. Na próxima coluna, nosso destino é local, descobrindo como a cultura dos mercados especiais vem se desenvolvendo em Florianópolis.

LONDRES E BARCELONA

Em Londres um passeio pelo Borough Market, que existe desde o século 13. Preferencialmente aos sábados pela manhã, entre vendedores de queijos artesanais, frutos do mar, pães, ovos, verduras e legumes frescos, é uma experiência sensorial extraordinária. E em Barcelona o La Boqueria, fundado em 1840, mistura locais e turistas do mundo todo à frutas exóticas, peixes, presunto espanhol (jámon), especiarias e muitas tapas.

 NOVA YORK

Programa imperdível em Nova York é visitar o histórico Chelsea Market, o mercado mais trendy e inserido no cotidiano de Lower Manhattan, no Meat Packing District. E localizado no MidTown, o Eataly, do famoso chef Mario Batali, é uma ode à gastronomia italiana gourmet de mercado.

 

FIRENZE E OUTROS DESTINOS

Programa imperdível em Florença (Itália) é conhecer o Mercato Centrale di San Lorenzo. No segundo andar, há um espaço com mesas coletivas, restaurante, pizzaria, lounge bar, casa de massas, salumeria, floricultura, livraria, gelateria, padaria, loja de queijos e até uma escola de culinária.

Vale incluir na lista de mercados o Spice Market, de Istanbul, o mercado de especiarias mais antigo do mundo. E no Brasil, na lista dos imperdíveis está o Mercadão de São Paulo e o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, que é a maior feira livre da América Latina.

00a7fea4

 

Colaboração: Kátia Dornemann, Chris Lopes Vieira e Tina Araujo

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna