Lica Paludo: receba com charme

Abrir as portas de casa nova para receber os amigos é uma experiência deliciosa e muito prazerosa. Mas se você é do time que acha que pode ser complicado, siga nossas dicas e divirta-se!

Almoços ou jantares podem ser dentro ou fora de casa. No verão, abuse das varandas e jardins e em tempos mais frios, recolha-se e receba seus convidados no aconchego do seu lar. Aproveite os espaços gourmet, quando houver.

Escolha o tema que anime sua turma e faça tudo girar em torno dele. Isso facilita a definição do cardápio, decoração, bebidas, trilha sonora e deixa o ambiente mais divertido.

Tendência: um almoço que começa um pouco mais tarde e se estende até a noite.

00a6b355

Adorável simplicidade: potes viram vasos, temperos substituem flores e perfumam o ambiente, velas dão o clima de acolhida. Subverta a função dos objetos, crie novas formas de uso e encante seus convidados.

00a6b352

00a6b408

00a6b40d

00a6b40c

Bancando o chef: deixe entradinhas à disposição de todos e convide um dos amigos a se aventurar com você no preparo do prato principal. Vale fazer com antecedência o pré-preparo dos alimentos.

Para receber e curtir

– Convide com antecedência: em ocasiões informais, vale um telefonema ou a troca de mensagens. Momentos mais especiais e formais combinam com convites impressos.

– Estruture-se: para receber com mais tranquilidade grupos maiores, conte com apoio de profissionais como garçons, auxiliares de cozinha e até mesmo um maitre, que tem como função coordenar os serviços e deixar para você a tarefa principal, que é dar atenção aos convidados.

– Não tem louça e taças suficientes? Misture peças, mude suas funções. Outra opção simples é alugar em empresas especializadas para complementar o que falta ou variar suas louças sem ter de investir na compra.

– Na criação de um cardápio básico, pense em três momentos: entradinhas (como queijos, frutas, pães e molhos especiais); um prato principal, que pode ser sua especialidade, uma receita de família ou uma massa ou risoto servido em cumbucas; sobremesa e docinhos para acompanhar o café.

 Atenção com a bebida

– Coloque para gelar com antecedência. Não deu tempo? O truque clássico é colocar as bebidas na caixa térmica, intercalando camadas de gelo “temperadas” com sal e álcool, mas sem exagero. Tenha gelo extra em casa e vale deixar à mão um contato de entrega de gelo e bebidas, caso a animação dos convidados surpreenda seu planejamento.

– No cálculo da quantidade de bebidas, leve em conta: o perfil dos convidados e suas preferências, o cardápio e suas harmonizações e a temperatura e clima, pois o frio ou o calor em excesso interferem nas preferências de consumo.

– Receba sem stress: prepare tudo com antecedência, na semana do evento, e guarde algumas horinhas antes da chegada dos convidados para a sua produção pessoal, afinal, o programa deve ser de diversão para todos!

Colaboração : Kátia Dornemann, Chris Lopes Vieira, Tina Araújo e Fernanda Cavalcanti

Leia mais
Comente

Hot no Donna