Luis Felipe Di Mare: para sempre couture

Foto: Luis Felipe Di Mare/Divulgação
Foto: Luis Felipe Di Mare/Divulgação

Chegamos ao final da semana de moda de alta-costura outono/inverno 2015. O grupo seleto, composto por menos de 30 marcas, membros da Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris, faz o mundo sonhar com peças únicas, superelaboradas, ricas em bordados e trabalhos artesanais. A representação da moda em sua essência.

Tradição. Luxo. Herança. Laboratório experimental. Contemplamos nomes de várias eras de uma história que ainda continua sendo escrita e teve marco inicial com o trabalho do inglês Charles Frederick Worth, considerado o pai da alta-costura.

00a2d812

 

00a2d9c2

Alguns desfiles acontecem nas próprias maisons e acompanhar essa fashion week de perto é como voltar ao passado, avistando o futuro. Um olho assiste um filme de evolução da moda, enquanto o outro mira as próximas tendências.

Ainda que os criadores de hoje retratem o desejo das ruas e, às vezes, coloquem nas passarelas itens visualmente similares ao que vimos em prateleiras de prêt-à-porter, nesse universo tudo é exclusivo e minuciosamente calculado. Ponto por ponto. Todo esse cuidado do sob medida reflete na qualidade e também no preço dessas roupas que podem chegar a custar R$ 1 milhão. C’est couture! Apesar de ter uma lista de pouquíssimas clientes, as criações de alta-costura desembarcam em vários red carpets, influenciando o globo todo e despertando desejos e modismos.

00a2d810

00a2d811

 

Clássicos
Drapeados, bordados e cinturas marcadas apareceram em vestidos dramáticos. Elie Saab fez um desfile reluzente cheio de pérolas e a Ralph & Russo se inspirou no fotógrafo Massimo Listri e fez bonito.

00a2d80e
Fresh
A Vionnet, maison que nasceu em 1912 e se tornou ícone dos anos 1930, está hoje nas mãos de Hussein Chalayan, quem dá novos ares à grife. O refresh está em vestidos que parecem simples, mas são de uma expertise só. Os tecidos leves foram plissados e torcidos em um curioso jogo de dualismos.

00a2d9cc
Estreia
A marca Dice Kayek, comandada pelas irmãs turcas Ece e Ayse Ege, entrou com pé direito na semana de moda e mostrou modelagens geométricas autênticas e cheias de beleza.

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna