Luxo no México: conheça o Complexo Mayakoba, banhado pelo mar do Caribe

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O México é um destino que está cada vez mais no radar dos brasileiros, já que é uma região que se oferece um mar azul do Caribe, gastronomia de primeira, além de ser mais próximo do nosso país e da nossa cultura e ainda contar com preços mais acessíveis, quando comparado a outros lugares mais distantes.

Algumas regiões têm crescido muito nos últimos tempos, como a Riviera Maya, que hoje conta com o complexo de luxo Mayakoba. Mayakoba, que significa “aldeias de água”, fica a mais ou menos 40 minutos ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún e é um dos mais luxuosos da região.

Dentro do local, há quatro hotéis de diferentes redes, todos com espaços requintados e bem estruturados, um padrão no atendimento personalizado e cuidado nos detalhes que impressiona. Todos oferecem mais de um restaurante, spa, kids club e beach clubs. A ideia é que você tenha tudo o que precisa por perto, sem precisar sair de Mayakoba.

Os hotéis de Mayakoba

Rosewood Mayakoba

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

A rede Rosewood é conhecida por sua sofisticação e atendimento. É o hotel mais luxuoso do complexo. Todos os hóspedes chegam no quarto de barco e contam com um butler. No total, são 130 quartos com banheiras, piscina privativa no terraço e decoração linda, rústica e chique. O local também conta com vilas com piscina e até chef privado.

Fairmont Mayakoba

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

O hotel da rede Accor é o maior e mais antigo do complexo e o único que conta com um espaço para eventos. No total, possui 401 quartos, cinco piscinas, sendo uma apenas para adultos, e oferece um ótimo Kids Club chamado de Discovery Club & Adventure Camp, que atrai diversas famílias – principalmente porque crianças de até cinco anos não pagam as refeições “kids” em nenhum dos restaurantes.

Banyan Tree Mayakoba

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

O hotel de rede asiática trabalha em parceria com a Accor Hotels e é um dos mais exóticos e românticos, assim como o mais privativo, já que fica um pouco mais afastado dos outros (mas são minutos de diferença). Conta com uma decoração toda oriental, muito sofisticada, com 116 vilas no meio da vegetação.

Andaz Mayakoba

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

O hotel da rede Hyatt é o mais novo do complexo e, por isso, o mais contemporâneo. Conta com 214 quartos e trabalha com a ideia de um hotel com lifestyle – o que de fato é.

Entre todos, é o que oferece os preços mais acessíveis, mas também conta com quartos mais requintados e especiais, além de uma estrutura de piscina, spa, academia e espaço kids. Por todo o hotel é possível ver pinturas de pássaros, representado as espécies que vivem em Mayakoba.

Outras dicas

Para transitar de um hotel para outro é possível pegar um barco, que circula pelos canais que ligam os resorts, bicicletas (cada hotel tem suas bicicletas), carros com motoristas, que ficam à disposição em frente aos hotéis, ou carrinhos de golfe (maioria transita apenas dentro de cada hotel).

Além dos hotéis, o complexo conta com um campo de golfe e um centrinho, chamado de El Pueblito, que nada mais é que uma grande praça, seguindo a ideia das praças mexicanas, com uma pequena igreja, três restaurantes que são gerenciados por cada hotel, uma escola de culinária e algumas lojinhas. Uma graça!

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Gastronomia

No total, o complexo oferece 18 restaurantes, cada um com uma gastronomia e uma experiência diferente. Ou seja, tem para todos os gostos!

Entre os destaques está o Saffron, um tailandês dentro do Banyan Tree Hotel, super romântico. O Casa Amate, no hotel Andaz, que oferece comida latino-americana em um ambiente sofisticado e exclusivo (e também é muito conhecido pelo seu brunch).

No mesmo hotel, o Olla Taco é informal e descontraído, perfeito para uma refeição mexicana informal.

O La Ceiba, no Rosewood Hotel, oferece uma experiência única em uma mesa comunitária com 18 pessoas e uma vivência gastronômica diferenciada no mundo da gastronomia local. O hotel também conta com o italiano Casa del Lago, tranquilo, romântico e muito requisitado.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Natureza

De um lado você tem o azul do mar do Caribe, de outro uma grande floresta verde, que faz parte de uma reserva que tem todo um trabalho de preservação ambiental realizado pelos resorts. Cada hotel conta com um biólogo e todos oferecem tours para conhecer a fauna e flora do local (o mais famoso é um passeio de barco pelos canais).

Em Mayakoba é possível ver diversas espécies de pássaros, tartarugas, jacarés, entre outros animais. Ao total são 8.500 metros quadrados de área verde preservada, onde os resorts foram construídos em volta dos mangues, que ocupam quase 30 mil metros quadrados na região.

Um lugar lindo e perfeito para descansar e se desconectar. Por isso que Mayakoba se diferencia tanto da sua vizinha, a agitada e festeira Playa del Carmen, pois é um lugar em que você não precisa sair, pode se conectar com a natureza e animais e simplesmente se desligar do mundo.

Leia mais:
:: Vai viajar e quer gravar tudo? Conheça 4 aplicativos para criar vídeos profissionais no seu celular
:: Checklist para fazer antes da sua viagem internacional
:: Dicas para viajar com apenas uma mala de mão

Leia mais
Comente

Hot no Donna