Mariana Kalil: Amizade verdadeira

(Divulgação)
(Divulgação)

Nesses tempos de Facebook em que todo mundo é amigo de todo mundo, em que sai na frente quem tiver mais amigos e conexões em suas redes sociais, fui pesquisar na teoria o real significado da palavra “amizade”. Comprovei o que já desconfiava: os tempos mudaram até mesmo o entendimento das pessoas em relação a um dos sentimentos mais nobres da humanidade.

:: Confira outras colunas da Mariana Kalil em Donna

traffic-sign-38589_640AMIZADE É OUTRA COISA

Amizade não é quantidade, mas qualidade. Não precisamos ter muitos amigos, mas precisamos ter os melhores. Amizade é entendimento, fidelidade, reciprocidade, cooperação, companhia, respeito, compreensão, afeição, apreço, confiança. Alguém ouve falar muito disso no Facebook?

woman confusedHEIN??

WOMAN-CONFUSED-facebook-752x376OUVE??!!

A amizade existe entre iguais e diferentes. Amigos de verdade não são obrigados a ter os mesmos gostos, crenças, desejos, vontades ou religião. Eles podem divergir de opinião em todas as esferas da vida, mas sabem que entre si há algo maior e com capacidade para sublimar toda e qualquer desavença: amor e lealdade.

bag-ten-packISSO NÃO TEM PREÇO

Amigos cometem “sincericídios”, palavrinha que aprendi recentemente com a médica e psicoterapeuta Denise Aerts. Denise é doutora em Clínica Médica pela UFRGS e sócia da Bororó25, coletivo de saúde dedicado à constante reflexão filosófica e psicanalítica do cotidiano. Há mais de 30 anos, ela pesquisa temas como saúde coletiva e emocional.

mulher-questionando1-202x300-336x499O QUE É SINCERICÍDIO, MARIANA?

Sincericídio é falar a verdade para alguém, quando não deveria. Só quem é amigo de verdade está autorizado a praticar o sincericídio. Porque só quem é amigo de verdade tem a sensibilidade de cometer sincericídio na hora, do jeito e no local propícios. Porque a intenção é clara – e única: o bem. O sincericídio promove a dor da palavra dita, mas o crescimento e a reflexão por meio dela, que só existe entre pessoas que se prezam.

maos dadasAMIGOS DE VERDADE

No ano passado, a prova de Redação do vestibular da UFRGS trouxe a amizade como tema. Os candidatos foram chamados à reflexão sobre as possibilidades de aproximação e afastamento trazidos pelas redes sociais. “Na sua opinião, o que é a amizade nos dias de hoje?, perguntava o enunciado da prova.

olivia10SER CACHORRO

Olivia não está de toda errada. Não por acaso, “o cão é o melhor amigo do homem” é uma das frases mais repetidas no mundo. Também gosto muito de outra que diz: “Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão”.

bento1120ELA NÃO PODE SE QUEIXAR

Segundo reportagem da revista Superinteressante, há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. Só o Facebook tem mais de 500 milhões de usuários, que juntos passam 700 bilhões de minutos por mês conectados ao site. A internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade.

poderMENINA SUPERPODEROSA

Diz o sociólogo Nicholas Christakis, da Universidade Harvard: “As pessoas a quem você está conectado não são necessariamente suas amigas de verdade”.

ficaadica

Para não se machucar e não se decepcionar com quem não vale a pena.

:: Confira outras colunas da Mariana Kalil em Donna

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna