Mariana Kalil: Mentes fanáticas

A palavra “fanatismo” tem origem no francês “fanatisme”. Trata-se de um estado comportamental muito comum nos dias de hoje – dos atentados terroristas à militância partidária. Entende-se o fanatismo como um estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. Segundo especialistas, é frequente em pessoas, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

jose-de-abreu-a-regra-do-jogo-2PODERIA SER O CASO DE JOSÉ DE ABREU

chocada9-245x300
HÃ??!!

mulher-questionando1-202x300-336x499O QUE TEM ELE, MARIANA?

Filiado ao PT, o ator José de Abreu andou publicando em sua conta no Twitter que a prisão do xará José, no caso o Dirceu, é “injusta”.

:: Confira outras colunas da Mari Kalil em Donna

Screaming-woman-time-urgency-333x499INJUSTA!!!!

Só para lembrar, Dirceu foi condenado pela Justiça por corrupção ativa no caso do Mensalão e atualmente está preso e investigado por corrupção e lavagem de dinheiro no Petrolão. Disse José de Abreu: “Temos que fazer uma campanha nacional liderada por Lula e Dilma contra a injustiça a que José Dirceu está submetido”.

woman confusedOI??!!

WOMAN-CONFUSED-facebook-752x376“TEMOS” QUEM, CARA PÁLIDA?

Woman-confused3SÓ PODE ESTAR DELIRANDO!

Em psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características: agressividade excessiva, preconceitos variados, estreiteza mental, extrema credulidade quanto a um determinado projeto, ódio, sistema subjetivo de valores, intenso individualismo.

mana
BENTO É FANÁTICO?

bento1123
EU?!!

Não, Bento não é fanático. É apenas um pouco individualista, isso é verdade. É preciso atenção, porém: não devemos confundir fanatismo com apego e cultivo, ainda que exagerado, por determinados gostos e práticas.

Ahhhhhhh!!
DÁ UM EXEMPLO, MARIANA

womanthinkinganswer1xlargejpeg
UM EXEMPLO….

Surprised-Woman
JÁ SEI!!!

Eu, por exemplo: tenho apego exagerado a bolachas Oreo.

GTY_oreo_cookies_tk_131016_16x9_992OI BONITONAS!

confused_woman
QUE EXEMPLO É ESTE, MARIANA?

feliz1
DELICIOSO, NÃO??!

bento1123
ACHEI MEIO IMBECIL

Tenho apego exagerado a bolachas Oreo, mas sou controlada. Sei que, em excesso, faz mal, não odeio quem não gosta, evito caminhar no corredor do supermercado em que elas se encontram para não sofrer a tentação da compra e, eventualmente, quando me dou o direito ao prazer de colocar uma única na boca, ofereço aos amigos.

positivo1
PERCEBEM A DIFERENÇA?

O fanático tem uma conduta marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções. De um modo geral, apresenta uma visão de mundo maniqueísta, cultiva a dicotomia bem/mal (o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar), levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

mulher-nova-gritando-feliz-thumb894324812
TUDO A VER COM O QUE ESTAMOS VIVENDO

Neste domingo, nas manifestações de 13 de março em todo o Brasil, o que está em discussão não é a visão simplista e míope de “direita contra esquerda”, “rico contra pobre” e todo esse blablablá paranóide. Neste domingo, a questão é muito mais franca e objetiva. Trata-se da nação contra a corrupção.

olivia101
SÓ OS FANÁTICOS NÃO ENTENDEM

:: Confira outras colunas da Mari Kalil em Donna

Leia mais
Comente

Hot no Donna