Mariana Kalil: Parabéns a você, Porto Alegre

Foto: Omar Freitas
Foto: Omar Freitas

Porto Alegre e eu somos amigas há 43 anos. Ela me viu nascer e crescer. Tivemos nossas desavenças, mas a grande amizade prevaleceu. Foi lá nos idos dos meus 20 anos, quando achei que ela era pequena demais para todos os sonhos que levava no peito e decidi desbravar o mundo.

:: Confira outras colunas da Mari Kalil em Donna26

bento1123FOI QUANDO A GENTE SE CONHECEU

Ficamos uma década distantes, mas nunca deixei de saber notícias dela; nem ela de mim. Voltava para visitar, matar a saudade, acompanhar seu crescimento como uma capital cada vez mais cosmopolita. Até que um dia resolvi voltar.

adesivo-lar-doce-lar-30cmx30cm-adesivo-lar-doce-lar

Retomamos nossa convivência há exatos oito anos. Nos vemos diariamente, conversamos sobre desejos, sonhos e conquistas; e também sobre medos, inseguranças e anseios. A cada data do meu aniversário, tenho o hábito de sentar sozinha em algum lugar e fazer um balanço do ano que foi e traçar metas para o que virá. Porto Alegre também.

manaELA CONVERSA COM PORTO ALEGRE

bento1118ELA NUNCA FOI BEM CERTA

Porto Alegre me contou, nesta data em que comemora 244 anos de vida, que está feliz com algumas conquistas; mas bastante entristecida com alguns fatos inerentes à sua vontade.

Ahhhhhhh!!O QUE ELA DISSE, MARIANA?

Porto Alegre está feliz com a melhoria da coleta de lixo, com o engajamento de seus cidadãos que se manifestam em prol da democracia e que exigem cadeia para a bandidagem corrupta, com o aumento de restaurantes e bares pet friendly…

olivia10-350x4993A GENTE AGRADECE

Está feliz com a construção de mais e mais ciclovias, com a adoção de seus parques a praças pela iniciativa privada, que mantém limpa a área verde que tão bem nos faz. Também contou da alegria de ver deliciosos cafés, bares e restaurantes charmosos que se proliferam por suas esquinas.

woman-question18ELA ESTÁ TRISTE COM O QUÊ?

Ela lamenta ainda não ter conseguido oferecer o Cais do Porto que todos nós tanto sonhamos. Está entristecida pelo fato de, mesmo tendo melhorado, a orla do Guaíba ainda não ter a infraestrutura que gostaria para assistirmos ao seu mágico pôr do sol. Lamenta muitíssimo o metrô não ter saído do papel. Até chorou quando falamos sobre saúde, educação e segurança pública.

chocada61HÃ?!

mulher-questionando1-202x300-336x499PORTO ALEGRE CHORA, MARIANA?

Claro que chora! Porto Alegre sente – e muito. Ou vocês acham que ela não sonha com o dia em que poderemos ter a liberdade de ir e vir por suas ruas sem nos preocuparmos com assalto, sequestro, roubo, arma na cabeça? Qual a cidade que não deseja ser segura e oferecer educação e saúde pública de qualidade?

Woman-Asking-Question-20-749x4991QUAL?!!

Enxugamos juntas as lágrimas, terminamos de comer nossa bergamota, dei um grande abraço em Porto Alegre, desejei um Feliz Aniversário e garanti a ela que poderá seguir contando comigo no que diz respeito à cidadania.

bento1123TU FALOU DO MEU COCÔ?

Claro! Disse a ela que seguirei recolhendo cocô dos meus cachorros em prol de uma cidade limpa, continuarei não jogando lixo no chão, fazendo a coleta seletiva, respeitando vagas de deficientes, idosos e gestantes, não furando fila, sendo tolerante com intolerantes… Enfim, fazendo minha parte.

feliz-felicidadeELA SORRIU

Afinal de contas, a felicidade de Porto Alegre passa diretamente pela iniciativa individual de cada um de nós. A iniciativa pelo bem e para o bem. Como escreveu minha adorada amiga Martha Medeiros, titular da última página da revista, “os políticos não descem de Marte, eles são frutos dessa mesma sociedade. Nunca teremos representantes éticos se não formos uma sociedade ética”.

mulher-positivo-581x499CONTA COMIGO, AMIGA!

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna