Mendiants: como fazer discos de chocolate amargo e frutas secas | Eline Prando

Os mendiants são doces tradicionais da confeitaria francesa. Esse doce é muito simples, mas delicioso: são pequenos discos de chocolate cravejados frutas secas e nozes.

Segundo a tradição, os mediants representam as grandes ordens mendicantes da Igreja Católica: as nozes (agostinhos); as amêndoas (carmelitas); os figos secos (franciscanos); e as passas de uva (dominicanos). A cor desses alimentos lembraria a cor das vestes dos monges.

 Hoje em dia, os mediants são preparados com chocolate ao leite, amargo e branco e a cobertura também pode variar. O céu é o limite para a sua criatividade.

Mendiants – Discos de chocolate amargo

Ingredientes:

150 g de chocolate meio amargo (usei 70 % cacau)

Escolha os seus preferidos entre: damascos, castanhas-do-Brasil, nozes, amêndoas, uvas passas, avelãs, figos turcos, gogi berry…

Modo de fazer:

O primeiro passo é derreter o chocolate. Para isso vamos precisar de uma panela e uma tigela de vidro ou cerâmica que seja um pouco do que a panela. Não use tigelas de metal pois elas aqueceram o chocolate muito rápido.

Pique o chocolate em pequenos pedaços pequenos, coloque dentro da tigela e reserve.

Leve ao fogo a panela com um pouco de água até que fique quase em ponto de fervura. Desligue o fogo e coloque a tigela sobre a panela, deixe o chocolate derretendo sem mexer. Se necessário, mexa um pouco e devagar com um garfo.

Assim que o chocolate estiver completamente derretido, deixe descansar por uns 10 a 20 minutos para esfriar um pouco.

Em seguida forre um tabuleiro ou uma forma, cubra com papel-manteiga.

Com uma colher (sopa) largue uma colherada rasa  de chocolate sobre o papel manteiga e ajude a moldar com as costas da colher para que fique em formato de “disco”. Espalhe na superfície as frutas secas ou castanhas escolhidas, deixe esfriar completamente e sirva.

Como aqui no Sul e acho que no Brasil todo está muito quente, eu tive que levar o tabuleiro para a geladeira para endurecer completamente o chocolate. Depois de frios, coloque em um pote bem fechado.

Chocolate frutas secas Baixa 5

Curtiu esta receita? Confira outras delícias:
:: Zero gordura: aprenda a fazer sorvete de frutas tropicais
:: Petisco saudável: aprenda a fazer dadinhos de tapioca
:: Anote a receita da mousse de chocolate com avelãs douradas 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna