Mulheres viajantes: por que não colocar o pé na estrada sozinha?

Photo by Vitaly on Unsplash
Photo by Vitaly on Unsplash

Este ano mal começou e já está se configurando como o ano das mulheres viajarem, em grande maioria, sozinhas. Na véspera do Dia da Mulher, nada melhor do que uma inspiração para se aventurar por este mundão.

O conceito de mulheres viajando sozinhas e em grupos apenas de mulheres é uma tendência emergente. O poder de compra elevado, que vem com maior independência financeira e a liberdade de tomar decisões sozinhas, fez surgir a moderna viajante feminina. Adicionando ainda o acesso mais fácil a informações, a força das redes sociais, aumento da acessibilidade e uma crescente sensação de segurança.

As mulheres acham a capacidade de viajar algo enriquecedor e libertador e a viagem tornou-se uma forma de expressão. Além disso, como grandes tomadoras de decisões e as responsáveis pela organização da vida em família, são capazes de definir com clareza o tipo de viagem que preferem e as atividades que querem participar ou entrar.

Photo by ian dooley on Unsplash

Photo by ian dooley on Unsplash

Quando o assunto é tendência de viagem entre as mulheres, a grande maioria prefere viajar em pequenos grupos privados. As mais jovens, por serem mais aventureiras, tendem a fazer seus próprios itinerários e estão dispostas a comprometer o luxo para ter experiências únicas. Airbnb e albergues são opções populares para a categoria mais jovem, enquanto que a categoria de idade entre 35-45, prefere estadias melhores, mas com valores acessíveis, e as com mais de 45 preferem estadias de luxo.

As viagens de pessoas sênior também é uma tendência e é um segmento crescente nas viagens femininas. Dados recentes indicam que a maioria das mulheres viajantes que realizam viagens em pequenos grupos tem mais de 45 anos. Um fato é que quando as mulheres viajam juntas, tendem a ser um grupo mais coeso e mais próximo do que grupos mistos, apoiando-se e se encorajando-se a tentar algo que nunca fizeram antes.

Quando você viaja sozinha, você também tem a liberdade de criar sua própria agenda, relaxar quando quiser e ser social sempre que quiser. Para superar toda essa solidão, a viagem solo permite que você conheça uma tonelada de pessoas, além de forjar relações mais fortes que você nunca faria se estivesse viajando com alguém.

Photo by Mark Bosky on Unsplash

Photo by Mark Bosky on Unsplash

Sobre o tipo de viagem, diferente do que muitos pensam, as mulheres tendem a ser mais aventureiras do que os homens em relação às viagens internacionais – e ai não estamos apenas falando das mulheres jovens. Cada vez mais mulheres estão buscando viagens de aventura, com um aumento significado em vendas para mulheres de artigos de aventura e esporte, assim como na procura de tours de bicicleta pelo mundo. Muitas mulheres também estão procurando destinos que são como um retreat, lugares ideais para se desconectar, relaxar e se reencontrar.

Agora, quais destinos estão na moda entre mulheres que viajam sozinhas? Te mostramos  12 destinos que são altamente procurado por mulheres hoje em dia:

Photo by Jon Flobrant on Unsplash

Photo by Jon Flobrant on Unsplash

Islândia: A Islândia e suas maravilhas naturais dominam os feeds de redes sociais, o que torna mais difícil do que nunca decidir para onde ir. Felizmente, a terra nórdica é famosa por ser amigável com viajantes mulheres .

Dolomitas, Itália: A Itália nunca é uma má ideia, mas as montanhas do país parecem ainda melhor no momento, devido ao ar fresco alpino, ao esqui ou à escalada (conforme a temporada) e ao maravilhoso fondue. Além disso, o banho turco e o spa de hotéis de luxo são boas pedidas após o exercício.

Photo by Bence Boros on Unsplash

Photo by Bence Boros on Unsplash

Roma, Itália: Famosa por sua moda inspiradora, pessoas bonitas, comida deliciosa e romance, é verdadeiramente um destino fabuloso que irá satisfazer todos os seus cinco sentidos. Como viajante mulher, caminhar ao redor desta vibrante cidade italiana, você vai se sentir simplesmente forte e feliz.

Cartagena das Índias, Colômbia: Considerado o Caribe da América do Sul, Cartagena oferece a mistura ideal de cultura, praia e história com excelentes excursões guiadas e refeições de alta qualidade.

Cabo San Lucas, México: Com tantos novos hotéis no Cabo, pode ser difícil se decidir onde ficar. Mas as redes hoteleiras mais conhecidas possuem um grande serviço de concierge – e suporte a mulheres – que vão fazer você se sentir muito bem atendido. Além disso, há o fator elegância, e beleza, capazes de impressionar até os turistas mais exigentes.

País Basco, Espanha: País Basco é o nome da área localizada no norte da Espanha com culinária famosa, fortes tradições culturais, arte e um idioma distinto que precede as línguas românicas. A região tem a maior densidade de estrelas Michelin por habitante na Europa, muitas dos quais são de restaurantes da Relais & Chateaux em Bilbao, o coração do País Basco, também o lar do famoso museu Guggenheim. É uma aventura de arte e gastronomia perfeita para mulheres que viajam sozinhas.

Photo by Tim Marshall on Unsplash

Photo by Tim Marshall on Unsplash

Nova Zelândia: A Nova Zelândia é um dos países mais visitados por pessoas que viajam sozinhas. É extremamente seguro, fácil de conhecer outras pessoas e com muitas opções de lazer e belezas de tirar o fôlego. Há aventuras ao ar livre em todo lugar e é fácil se locomover pelo país. Para as turistas que procuram por luxo, há dúzias de hospedagens cinco estrelas nas duas ilhas.

Austrália: Um país que oferece belas paisagens, um povo educado e respeitoso e uma diversidade cultural, é perfeito para mulheres que querem se aventurar sozinhas. Para quem busca uma praia com excelente qualidade, Byron Bay é considerada os “Hamptons da Austrália,”, com um mar azul transparente. Já Melbourne, é conhecida como a capital da cultura, arte e gastronomia da Austrália, além de contar com enormes jardins e parques e inúmeros teatros, perfeito para quem viaja sozinha.

Amsterdã: Considerada como um dos melhores lugares para viajar sozinha na Europa, é uma cidade vibrante, amigável e segura que tem muito a oferecer aos viajantes solos. Conhecido coloquialmente como a “Veneza do Norte”, Amsterdã encanta os viajantes individuais com seus belos canais, museus de renome mundial, belas pontes e arquitetura deslumbrante.

Montreal, Canadá: Se você quiser obter um gostinho da Europa sem gastar uma fortuna, Montreal é o lugar ideal. Devido a sua rica cultura e história, Montreal apaixona os viajantes solos do sexo feminino com o seu bairro cênico, o Porto Velho, os museus de história, os grandes restaurantes franceses clássicos e as antigas ruas de paralelepípedos com edifícios do século XVII. Além disso, é o lar do Jardim Botânico de Montreal, bem como de dezenas de bares e discotecas. Os canadenses são, em geral, simpáticos e encantadores, tornando Montreal um dos lugares mais seguros e melhores para viajar sozinho na América do Norte.

Photo by Bhushan Sadani on Unsplash

Photo by Bhushan Sadani on Unsplash

Rajasthan, Índia: Muitas mulheres tem o sonho de viajar para a Índia e Rajasthan é uma bela forma de apresentação do país. Apontada como a “Terra dos Reis”, este país das maravilhas está repleto de tesouros históricos como palácios e fortes. Além disso, é muito fácil viajar entre as principais regiões de Jaisalmer, Jodphur, Jaipur e Udaipur.

Costa Rica: Você é uma aventureira que procura lugares emocionantes para viajar sozinha? Então planeje uma viagem para a Costa Rica. Com uma multiplicidade de atividades recreativas, vulcões e opções de surf, a Costa Rica é um ótimo lugar para apimentar sua sede de aventura. Diferente do que falam, o local está repleto de habitantes atenciosos, queridos e respeitosos. tornando-se um dos melhores lugares para viajar sozinha.

Hoje, as mulheres podem, querem e abrem mão de companhia para realizar seus sonhos, mas sabem que precisam ser realistas: para 67% das mulheres que viajam sozinhas, a segurança é o principal fator na escolha do destino, contra somente 32% que priorizam as atrações turísticas, conforme dados de uma pesquisa do TripAdvisor – motivo pelo qual  viagens em grupos de mulheres é um grande atrativo.

A viagem solo não é tão perigosa e complicada como a maioria das pessoas pensam. Acredite, o mundo está cheio de lugares bonitos e seguros para viajar mulheres que querem viajar sozinhas.

Mas, claro que algum cuidado e atenção são sempre importantes – já que a regra não é igual para todos os países. Então lembre-se:  viaje sem ostentação, misture-se na multidão (não se destaque no meio do povo, seja como eles), leve só o essencial com você (deixe as jóias em casa e inclua a cópia dos seus documentos em sua bagagem), não saia compartilhando o nome do hotel e sua vida pessoal por aí e saiba pedir ajuda quando necessário (leve telefones de emergência com você).

Mulheres são espertas, divertidas e cheias de poder. Aproveite para viver as melhores experiências pelo mundo. Feliz Vida, Feliz Dia da Mulher! 

Leia mais:
:: Voo solo: cada vez mais mulheres se aventuram a viajar sozinhas
:: O que uma mulher precisa saber na hora de viajar sozinha
:: Voo solo! Os 3 destinos mais seguros (e incríveis!) para mulheres que querem viajar sozinhas

Leia mais
Comente

Hot no Donna