O segredo do sucesso: descubra o que pessoas bem-sucedidas fazem para se manter no topo

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O psicólogo Anders Ericsson, um importante pesquisador da cognição e professor da Florida State University, dedicou a carreira a entender como os especialistas adquirem habilidades e conquistam sucesso com isso. Em outras palavras, o sueco de 71 anos estuda por que algumas pessoas são mais bem-sucedidas do que outras.

Ele chama o caminho percorrido pelos bem-sucedidos de “prática disciplinada”. Segundo Ericsson, é uma fórmula repetida por músicos, atletas, empresários e gente que fez sucesso em vários segmentos. E isso nada tem a ver com quantas horas são dedicadas a uma determinada tarefa, mas sim como a prática é feita.

Um atleta que durante anos correu uma hora e nunca melhorou o tempo de performance é um exemplo. Sem um foco específico em fazer o percurso em menor tempo, a prática regular do exercício não levaria essa pessoa a um outro degrau de desempenho.

Por isso, o primeiro passo sugerido por Ericsson é identificar qual é o objetivo específico e se existe um aspecto dele que desejamos melhorar. O segundo passo é registrar essa prática em um diário, para acompanhar a evolução e dedicação, dia após dia. Esse caso se aplica a um profissional que está há anos na mesma empresa e já não percebe melhorias relevantes no seu desempenho. Cabe aqui estabelecer uma meta clara daquilo que ainda é um ponto fraco e que pode ser trabalhado.

De acordo com Ericsson, o “segredo” do sucesso inclui 7 passos. Veja quais são:

Fixar uma meta ambiciosa

Pessoas bem-sucedidas focam em um aspecto especifico do desempenho geral que desejam melhorar e trabalham determinadas a atingi-lo.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Combater pontos fracos

Elas também identificam os pontos que têm mais vulnerabilidade e passam a trabalhar mais para melhorá-los.

Buscar novos desafios

Por vontade própria, essas pessoas de sucesso criam novos desafios e partem em busca da superação deles. Assumem o compromisso de continuar em aprendizado.

Dedicar-se a si e ao objetivo

As pessoas de sucesso dedicam grande esforço e prestam atenção em si próprias e no objetivo traçado. Elas mantém o foco naquilo que consideram o mais importante.

Estudar 

O estudo solitário é um indicador muito eficiente da rapidez como os ‘grandes’ praticam e se desenvolvem.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Buscar feedbacks 

Os notáveis se interessam mais pelo que fizeram de errado – para poder corrigir – do que pelo que fizeram de certo. O processamento ativo, ou seja, o que você faz a partir desse retorno é essencial.

Refletir sobre a situação

Os ‘grandes’ refletem sobre o que sabem e sobre o que não sabem. E partem para a ‘luta’ pra executar a tarefa com fluência e sem falhas, até que a incompetência consciente se transforme em competência inconsciente.

Os princípios gerais da chamada prática disciplinada mostram basicamente que existem técnicas ou trilhas para a conquista de melhores resultados, independente da área em que estejamos inseridos. Claramente a ideia de atingir a excelência ou o sucesso requer prática, treino, experimentação e constância. Sem esforço, não há resultados.

Leia mais:
:: Defina seu plano de carreira em três passos e chegue aonde deseja
:: Acordar cedo vale a pena: veja seis dicas para fazer seu dia render mais
:: Quantas vezes você interrompe suas tarefas para checar o celular? Veja o que mais atrapalha sua concentração

Leia mais
Comente

Hot no Donna