Finanças: como identificar os gastos que levam parte da renda sem você se dar conta

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

Por Kellen Severo
Jornalista pós-graduada em economia

“Onde você foca, expande”. Gosto muito dessa frase. Ouvi de uma querida amiga quando ela me explicava que, conforme prestamos mais atenção a uma coisa, maior essa coisa fica. Ou seja, o foco de sua atenção pode ser o grande definidor das decisões que tomamos.

Mas o que isso tem a ver com as finanças?

Podemos dizer que, quanto mais focarmos, maior o nível de detalhamento que teremos da nossa situação financeira. Comecei falando dessa história para propor uma questão. Você sabe quanto custa sua tarifa bancária hoje? A maioria de nós não tem clareza de quanto paga por mês para manter a conta corrente funcionando. Talvez você não tenha calculado também os custos com pagamentos feitos pela internet ou até a anuidade de cartão de crédito. Muitas vezes, são os detalhes que nos revelam onde vai uma parte do dinheiro que a gente talvez nem saiba onde vai parar.

Estamos no fim de fevereiro. Você já recebeu uma mensagem do seu banco informando do reajuste no valor pago na sua conta? Eu já, e para minha surpresa o valor subiu mais de R$ 10 por mês. Acho caro, por isso a alternativa é tentar negociar. Nem sempre os bancos abrem espaço para redução na tarifa. Então, minha sugestão é entender o que você usa por mês naquela conta e tentar adaptar a um plano que seja mais vantajoso.

hands-people-woman-meeting

Foto: Pexels, reprodução

Por exemplo, você costuma fazer transferências online? Sabe quanto custa essa transações via internet no seu banco? Então, avalie se o plano mensal da sua conta corrente cobre essa despesa. Caso não cubra, faça as contas e veja se não vale a pena pagar mais por uma tarifa de conta que inclua esse serviços. Talvez você esteja pagando por esses serviços à parte e também esteja pagando a tarifa da conta corrente. Vale a pena customizar o seu plano. Muitos bancos já dão essa opção.

Está prestes a acabar o segundo mês do ano. Mas ainda dá tempo de fazer aquela faxina. Afinal, “onde a gente foca, expande”, como digo no início do texto. Vamos focar nas finanças e expandir o $$ nossa conta bancária!

Leia mais sobre finanças
:: Hey, mulheres, por que não falamos mais sobre dinheiro?
:: Organize as finanças: 5 passos para gastar menos e economizar em 2017
:: Quer aprender a investir? O passo a passo para fazer seu dinheiro render mais

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna