Opinião: mas por que uma negra não poderia representar o Rio Grande do Sul, afinal?

Quer dizer que uma negra não pode representar o estado do Rio Grande do Sul em um concurso de beleza? Por quê?

Na última semana, foram divulgadas as 30 semifinalistas do concurso de beleza mais importante do Estado, o Miss Rio Grande do Sul, no qual são 28 brancas e 2 negras, entre elas, Samen dos Santos. Você consegue adivinhar quem tem recebido comentários preconceituosos nas redes sociais? Eu gostaria de viver em um mundo em que a resposta não fosse tão óbvia. Até quando sofreremos ataques racistas?

Os comentários diziam que Samen não poderia nos representar por ser negra. Pera aí, não consigo entender o por quê, já que somos quase 20% de negros autodeclarados no Estado (e sabendo do histórico racista que temos esse número deve ser bem maior). Também diziam que ela deveria representar a África, e não o Rio Grande do Sul. Em que mundo vive a pessoa que acha que só existem negros no continente africano?

Uma amiga me mostrou os comentários na página oficial do concurso. Fiquei furiosa! Primeiro por desacreditarem no potencial de uma pessoa em razão da cor da pele e tipo de cabelo. Outra porque a Samen é linda e está prontíssima para ser nossa Miss se os jurados assim decidirem. Isso só comprova o quanto nosso Estado é ainda muito racista e, particularmente, gostaria que Samen não se abale por comentários tão vazios e ignorantes.

Eu conheço a Samen há um tempo e sei da preparação dela para o concurso. Ela está representando muitas pessoas e tem bastante noção disso, ela não está sozinha. Tive a oportunidade de conversar com ela através do WhatsApp em seguida do ocorrido, ela me disse que já esperava por isso, confesso que eu também. A candidata a Miss Rio Grande do Sul já participou de outros concursos de beleza – e neste não foi diferente. Não foi a primeira vez que ela escutou/leu declarações preconceituosas disfarçadas de opinião. Eu, ela e todas as negras gaúchas estamos dispostas a afirmar que será a última.

Qual a necessidade de tudo isso? O que leva uma pessoa a perder tempo criando fakes para difamar a imagem de alguém? Até quando as pessoas serão tão más e preconceituosas?

Eu falei sobre o mesmo assunto quando a Miss Brasil foi nomeada no ano passado. A escolha de Monalysa Alcântara, negra, nordestina, cacheada, como representante do Brasil incomodou muitas pessoas.

Monalysa Alcântara foi consagrada a Miss Brasil 2017

Monalysa Alcântara foi consagrada a Miss Brasil 2017

A beleza da mulher negra é sempre silenciada e, pior, é considerada exótica. Estranho isso em um país com mais da metade da população negra, não? Nosso país, nosso Estado, ambos com culturas, cores, pessoas de diferentes locais do mundo, somos uma mistura e ninguém é mais brasileiro ou gaúcho que outro, entendam isso.

Aqui vai meu apoio para a linda Samen dos Santos e parabenizo pela coragem de compartilhar os comentários que têm recebido, mostrar o racismo que muitos não vêem ou não querem enxergar.

Leia mais:
:: Miss Rio Grande do Sul: finalista do concurso sofre ataques racistas nas redes sociais
:: Opinião: precisamos falar (mais) sobre racismo e representatividade negra
:: “Se uma não se levanta, todas caímos”, diz modelo que denunciou racismo na PFW

Leia mais
Comente

Hot no Donna