Os prazeres da Serra: um roteiro – não tão – turístico por Gramado e Canela

Gramado e Canela são points de turistas durante o inverno. Eles vestem todas as roupas do armário – tocas, calças, mantas, botas, blusões, casacos – e saem pelas ruas da serra gaúcha em busca de lazer, prazer e claro, muitas comidas boas. A rua principal – Avenida Borges de Medeiros – e a rua coberta, lotam de pessoas em busca do melhor da região.

Prometer tranquilidade na alta temporada é impossível, mas quero sugerir algumas atrações que talvez não sejam tão óbvias  –  e adicionar outras que além de básicas, são imprescindíveis.

Importante: estas dicas não incluem passeios com crianças. Neste caso, o roteiro seria completamente  diferente. [Para roteiros pela serra gaúcha com crianças, a gente indica esse post: Cinco roteiros de bate-volta com a família no RS]

Manhã

Comece seu dia com uma caminhada ou corridinha no Lago Negro de manhã cedo. Nesse horário, você não vai encontrar tantas pessoas pelas ruas e vai poder curtir um dos pontos mais lindos da cidade com tranquilidade.

Após o exercício, leve de café da manhã uma famosa cuca alemã. Para fugir das filas das cucas dos colonos, vá em busca da autêntica cuca caseira da Dona Ilka ou visite o armazém Café da Banca – e já pare para um delicioso café da manhã. Se quiser experimentar um brunch de domingo, faça uma reserva no restaurante Magnólia – confira as datas que acontecem.

Almoço

A feijoada do restaurante Lá em Casa, aos sábados, é excelente e ainda tem um buffet delicioso de comida bem caseira. Ainda em Canela, o Containner Bistro é um restaurante charmoso que fica junto à loja Mãos do Mundo. Outra opção, essa bem simples e quase ao lado, é o Dile Valduga, que tem comida de qualidade.

Para os que querem se aventurar: o Bergamota, no Ecoparque Sperry, tem buffet bem caseiro.

Está no centro e não quer andar muito? O Josephina é sempre uma excelente opção – além de ser puro charme – e conta menu variado e sobremesas maravilhosas. Aos domingos, os clássicos não podem faltar: galeto do Nonno Mio.

FullSizeRender-2

Agora, se você busca um almoço tranquilo, requintado e de muita qualidade, não deixe de ir até o Hotel La Hacienda, próximo ao pórtico de Gramado. Nos sábados de inverno, eles oferecem uma das melhores feijoadas da cidade.

FullSizeRender-3

FullSizeRender-5

Tarde

Todos sabemos que uma tarde em Gramado pede um sundae da Velha Bruxa – e muita fila para conseguir uma mesa. Mas, se quiser fugir da superlotação, basta optar por provar os macarons da Holic Pâtisserie. Para se aventurar no movimento da Borges, só pelo cafezinho da loja de decoração mais linda da cidade, a Arraial Casa.

FullSizeRender

Quer comprar algumas especiarias? A Banca do Rudão oferece queijos maravilhosos e vende nuts e outros produtos a granel. Eles possuem uma unidade na própria Borges de Medeiros e outra próxima ao hotel Galo Vermelho, junto ao Café da Banca.

Outra sugestão de passeios fora da rota comum são os tours pelas áreas rurais. Os roteiros de Agroturismo em Gramado contam com visitas a fazendas, casas e museus coloniais.

Se a ideia for se desconectar dos barulhos, multidões e stress, uma opção mais sofisticada é um spa day no Kur Hotel, um dos melhores spas do Brasil.

Noite

Inúmeros restaurantes estão disponíveis em Gramado e Canela e a grande maioria dos turistas corre em busca dos fondues. O restaurante mais requintado para comer um fondue de qualidade é o Le Petit Clos, próximo ao Lago Negro. Quer um bom, bonito e barato? Restaurante Piccolo Paradiso do Xico em Canela. O melhor restaurante de comida suíça da cidade é com certeza o Belle du Valais, que está sempre movimentado.

FullSizeRender

Para fugir da rota gastronômica dos turistas, a sugestão é ir para Canela. O Restaurante Galangal oferece o melhor da cozinha asiática, com menu repleto de inúmeras opções, além de uma sequência deliciosa. O Canellé Bistrot é um restaurante francês super charmoso, com decoração rústica e intimista. Outro pequeno restaurante, um pouco mais simples, é o Bistrô da Lú, com cardápio que mistura a técnica francesa com os sabores brasileiros.

Para os amantes da culinária japonesa, o Takumi tem menu criativo – e excelente – e localiza-se em uma antiga casa que foi reformada recentemente, no centro de Gramado. Você pode escolher alguns dos clássicos do cardápio, ou se aventurar na sequencia do chef.

Quem quer que a noite continue, a Cervejaria do Farol é uma excelente sugestão, uma das mais clássicas da região.

Como dá para perceber, um final de semana em Gramado e Canela resume-se basicamente em comer – e comer BEM!

Leia mais
:: Valle Nevado: 5 dicas para quem quer comer bem, esquiar e conhecer a região
:: Viña Vik: o hotel vinícola que você precisa conhecer no Chile
Paisagens lindas, muita cultura e boa gastronomia: confira um roteiro completo por Lima, no Peru
::

Leia mais
Comente

Hot no Donna