“Pantera Negra”: curiosidades sobre o primeiro filme de heróis negros da Marvel

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das obras cinematográficas mais aguardadas de 2018, Pantera Negra, estreia nesta semana após o Carnaval, no dia 15 de fevereiro: trata-se de um filme de heróis com elenco de maioria negra. Traz a história do primeiro herói negro da Marvel, criado em 1966, e é ambientada na África.

Pantera Negra chega no momento em que a representatividade negra e feminina gritam na indústria cinematográfica e é por isso que separei algumas curiosidades do filme e dos bastidores para essa coluna:

1 – Quem é o diretor Ryan Coogler

Foto: Robyn Beck/AFP

O diretor, que também tem participação no roteiro, é negro, jovem e está em seu terceiro filme. Ficou popular por dirigir o spin-off de Rocky, Creed – Nascido para lutar.

2 – O filme já tem críticas excelentes

A WOMAN reads a copy of the comic book, Black Panther, published by Marvel Comics in New York.—AFP

Foto: AFP

O filme já foi apresentado em suas grandes pré-estreias e as primeiras críticas são unânimes e dizem que o filme é um dos mais originais e corajosos da Marvel. Destaque para o comentário do blog Legião dos Heróis, da Uol: “Não espere um filme recheado de comédia pastelão, Pantera Negra é um marco cultural que merece respeito, e mesmo que tenha seus momentos de alívio cômico, eles não passam disso. O filme vai muito além do gênero no qual ele se enquadra e levanta inúmeras questões sobre o preconceito e discriminação racial através de uma abordagem diferente e única.”

3 – Traz heroísmo negro nas telonas e elenco de peso

Resultado de imagem para afp black panther

Foto: AFP

Uma das maiores expectativas em relação ao filme é justamente a imagem do negro sendo relatada de uma maneira não óbvia e não estereotipada. Ver a imagem do negro herói e não escravo é uma vitória e representatividade gigante! O elenco que está em total sintonia e feliz pelo projeto (como mostram em entrevistas e em redes sociais), conta com atores maravilhosos e premiados como Chadwick Boseman, a vencedora do Oscar Nyong’o, Danai Gurira, o indicado ao Oscar Daniel Kaluuya e o vencedor do Oscar Forest Whitaker.

4 – A cultura africana é exaltada

Resultado de imagem

Imagem oficial de divulgação do filme – Marvel Studios

Além das críticas, os atores também ressaltam a importância da cultura africana em filme da Marvel: “Algo como a Marvel tem a capacidade de realmente afetar a cultura popular, e fazer essa cultura popular ser informada por coisas que são de origem africana e as pessoas saberem que são de origem africana… é poderoso”, disse Lupita Nyong‘o à agência Reuters.

5 – A trilha sonora é de Kendrick Lamar

Resultado de imagem para afp panther black

Foto: AFP

Kendrick produziu a trilha sonora e juntou um time de peso para tal. O disco conta com participações de artistas como SZA, The Weeknd, Future, James Blake, Anderson .Paak, Travis Scott, Schoolboy Q, Vince Staples, Khalid,  2 Chainz, Jay Rock e Jorja Smith.

:: Confira as músicas aqui no Spotify

6 – Octavia Spencer dará ingressos para comunidade carente no lançamento

Resultado de imagem para afp ryan coogler

Foto: Michael loccisano / AFP

A atriz tem como “projeto pessoal” entregar ingressos de obras cinematográficas de representatividade negra para pessoas de comunidade que possivelmente não têm condições de ir ao cinema. A atriz fez o mesmo no lançamento de Estrelas além do tempo em 2017. Ela anunciou a ação em seu Instagram:

“Estarei no Mississipi quando o filme estrear. Eu acho que vou comprar os ingressos de um cinema em uma comunidade carente para ter certeza de que nossas crianças negras possam se ver como super-heróis. Eu informarei quando souber quando e onde em Mississipi. Fiquem ligados.”

7 – Emicida lançou música homônima

Emicida lançou na última semana a música Pantera Negra, gravada para o lançamento do filme. Ele esteve no pré-lançamento oficial do filme, a convite da Marvel Brasil. A letra não tem apenas referências ao Pantera Negra, mas a vários super-heróis, o Lanterna Verde e o Super Choque (meu super herói favorito!).

Estou muito ansiosa para assistir o filme e ver tudo isso na telona. E vocês?

Assista o trailer do filme – a estreia é dia 15 de fevereiro:

Mais colunas da Duda Buchmann
:: Reflexão: meu cabelo não é igual ao dela, mas está tudo bem
:: 6 penteados para cabelo crespo curto fáceis para o dia a dia
:
Não podemos deixar de aproveitar o verão por medo de mostrar nossos corpos
:: 
Representatividade: Oprah fala da importância de referências negras e femininas em discurso no Globo de Ouro

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna