Passo a passo da higiene bucal: como escovar corretamente os dentes das crianças

Quando o assunto é a higiene bucal do bebê muitas mães têm dúvidas sobre qual escova usar, usar ou não pasta de dente, quantas vezes escovar os dentes dos pequenos e por aí vai. Para ajudar as mamães, a odontopediatra Juliana Marchi mostra o que usar em cada fase da vida do seu filho.

⦁ 0-6 meses
Como o bebê ainda não tenha dentes, a opção é utilizar a dedeira de silicone. Nesse período ainda não é necessário usar nenhum tipo de pasta. Não é necessário escovar toda vez que o bebê mamar – mas, ao menos, uma vez ao dia, de preferência após o banho.

⦁ 6-12 meses
Com o nascimento do primeiro dentinho, aposente a dedeira e inicie o uso da escova de dentes. Escolha uma escova com cerdas macias e cabeça pequena. A empunhadura da escova pode ser pequena já que é você quem vai escovar os dentes do bebê. Desde o primeiro dentinho, a indicação é usar uma pasta com flúor, e lembre-se tem que ser acima de 1100 ppm de flúor. Você vai encontrar essa quantidade de em pastas indicadas para crianças acima de 6 anos.
E a pergunta que vem a sua cabeça é: “Mas vou usar uma pasta para crianças acima de 6 anos para meu bebê que tem meses?”  Sim! Lembre-se que aqui o segredo é a quantidade. Usando a quantidade correta – em torno de um grão de arroz – seu filho estará seguro mesmo engolindo a pasta e ainda irá se beneficiar com o flúor para não ter cáries. Se quiser pode deixar uma fraldinha ou gaze do lado para remover o excesso de pasta na boca do bebê.
Sobre a frequência, vale a mesma regra de antes: consegue fazer após todas as refeições? Maravilha, faça! Não consegue fazer? Capriche na escovação antes do bebê dormir – essa é a mais importante e não pode faltar!

Mais colunas da Vanessa
:: 12 aplicativos para baixar e se divertir com as crianças
:: Qual a hora certa de trocar a cadeirinha da criança no carro?
:: 5 coisas que não te contaram sobre a maternidade 

⦁ 1-3 anos
Provavelmente seu filho já tem molares e, por volta dos 3 anos, a dentição de leite está completa. A escova indicada continua sendo uma com cerdas macias e cabeça pequena. Se quiser comprar uma escova com empunhadura mais grossa para que a criança comece a treinar a escovação, faça isso. Mas saiba que quem faz a escovação ainda são os pais. Comece o treino de cuspir a pasta. Porém a quantidade permanece a mesma – um grão de arroz e a pasta também:  acima de 1100 ppm de flúor. Os dentes devem ser escovados após as refeições principais.

⦁ 4-7 anos
A partir daqui aposte na escova macia, cabeça pequena e empunhadura grossa. Essa empunhadura vai ser mais fácil pro seu filho segurar e iniciar o treino da escovação sozinho. Você pode deixar ele escovar, mas SEMPRE complemente depois – ou deixe a criança fazer sozinha após as refeições principais e faça  antes de dormir. Até essa idade, a criança não tem coordenação motora para escovar sozinha. Se seu filho já sabe cuspir, aumente a quantidade de pasta para um grão de ervilha. Lembre-se que o que limpa não é a pasta de dentes e sim a ação de passar a escova nos dentes.

⦁ Acima de 7 anos
Mantenha a escova macia de cabeça pequena e a pasta com flúor acima de 1100 ppm de flúor. Se quiser pode usar pasta de dentes de adulto – desde que não seja para dentes sensíveis e com agentes clareadores – e a quantidade semelhante a um grão de ervilha. Escovar após as refeições principais e antes de dormir, os pais devem supervisionar para ver se está adequada.

Dicas:
– Se seu filho tem que levar pasta e escova para a escola para fazer a higiene bucal, leve sempre uma pasta de dentes SEM flúor. Não sabemos quem coloca a pasta na escova da criança e, muito menos, a quantidade que é colocada. Na dúvida deixe a pasta com flúor para usar em casa.
– Seu filho começará a troca dos dentes de leite mais ou menos por volta dos 6 anos de idade.
– Após os 7 anos, pode usar enxaguante bucal, desde que sempre sem álcool. E ter sempre em mente que jamais um bochecho com enxaguante bucal substitui uma escovação.

:: Dicas para ter sucesso na amamentação
:: Tchau, fraldinhas! 10 passos para ajudar os pais na hora do desfralde

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna