Piangers: Você vai entender quando crescer

(Arquivo pessoal)
(Arquivo pessoal)

Por que eu tenho que ir pra escola? Por que eu não posso passar o dia no videogame? Por que eu não posso ir sozinha ao shopping? Por que tenho que esperar ter 18 anos pra dirigir? Quando a gente era jovem, também fazia todas essas perguntas. Nossos pais diziam: “Você vai entender quando crescer”. Era uma resposta terrivelmente frustrante.

Outras colunas de Piangers?
:: Pai de selfie

:: Tempo perdido
:: Se tivermos sorte

A pior coisa que você pode fazer para uma criança é lembrá-la que ela é uma criança. Crianças querem ser 10 anos mais velhas, adolescentes querem ser 10 anos mais velhos, jovens querem ser 10 anos mais velhos. Velhos querem ser 30 anos mais novos.

Filhos querem ser protagonistas, não coadjuvantes. Na cabeça do filho, a mãe sempre foi mãe, nunca foi jovem, nunca foi a festas, nunca ficou bêbada, nunca usou drogas, nunca aprendeu como essas coisas funcionam. Nunca entendeu o quanto essas coisas podem fazer mal. Filhos não estão nem aí para o passado dos pais. Eles acham que os pais não sabem de nada. Que a vida dos pais começou quando eles nasceram. Que eles sabem mais sobre a vida do que os pais. Filhos têm certeza absoluta disso.

“Por que você não fala sobre quem é meu pai?”, era a pergunta que eu mais fazia pra minha mãe. “Você vai entender quando crescer”, ela dizia. Eu iria entender quando fosse 10 anos mais velho, 20 anos mais velho, quando tivesse meu próprio filho. Quando eu fosse pai, entenderia a minha mãe. Aquilo me deixava revoltado. Eu já sabia de tudo sobre a vida e é ela me dizendo que eu só entenderia depois de velho. E, surpresa: agora que sou pai, entendo.
Minha mãe não falava sobre quem era meu pai porque ela tinha medo que eu o procurasse. E que eu me decepcionasse. Porque, é claro que eu iria me decepcionar com um homem que abandonou uma mulher grávida. Todas as pessoas que eu conheço que foram atrás de seus pais biológicos se decepcionaram. E, o que elas esperavam de um homem que não quis ser pai? O que eu esperava? Eu achava que sabia de tudo, mas não sabia de nada. Obrigado, mãe. Agora eu entendo.

Você vai entender quando crescer. Quando tiver filhos entenderá seus pais. A gente só aprende a ser filho quando vira pai. E, dizem, só aprende a ser pai quando vira vô.

Que deslumbrante é essa nossa passagem pela Terra.

:: Leia outras colunas de Piangers

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna