Por que a família é tão importante para a autoestima de uma criança negra

Foto: PEXELS
Foto: PEXELS

Já falei anteriormente da importância de brinquedos e imagens negros para inspirar crianças, e também fiz uma coluna mostrando novos blogueiros mirins que são inspiração para mães e crianças. Mas faltou trazer por aqui também a influência e necessidade do exemplo dentro de casa.

Toda criança precisa se sentir valorizada para ter autoconfiança. Imagina então as negras que já estão pré determinadas a passar por mais perrengues na vida, não é? A relevância de ter amor e incentivo entre os membros da família é total e faz toda a diferença para a criança crescer se sentindo bem com a própria pele.Um elogio de mãe, pai ou avó não é só um “elogio suspeito”, mas sim um abraço na alma.

Mais colunas da Duda Buchmann
:: Reflexão: meu cabelo não é igual ao dela, mas está tudo bem
:: 6 penteados para cabelo crespo curto fáceis para o dia a dia
:
Não podemos deixar de aproveitar o verão por medo de mostrar nossos corpos
:: 
Representatividade: Oprah fala da importância de referências negras e femininas em discurso no Globo de Ouro

Parece óbvio o que estou falando? Mas não é. Recebo muitas mensagens de meninas suplicando por apoio na transição capilar, por exemplo, pois não têm nenhum dentro de casa. Pode ser que, às vezes, a falta de apoio venha como uma maneira de proteção, mas acredito que seja melhor valorizar a aparência natural do que impor algo que a criança não queira, ou indiretamente fazer com que ela não aceite a própria imagem.

Meu conselho é: ame seus filhos e mostre o quanto eles são belos e únicos (e que isso é uma coisa boa!) <3

Para ajudar nessa discussão, hoje vemos pais mostrando o valor da beleza negra para suas crianças, principalmente na internet. Compartilhando vivências boas e ruins e como lidam com a maternidade, como exemplo temos a cantora Negra Li, a atriz Samara Felippo e os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, pais de Titi.

Foto: Divulgação/Rachel Guedes

Negra Li é mãe de uma menina de 8 anos e de um menino de poucos meses. Ela compartilha a sua rotina nas redes sociais e faz questão de mostrar os belos cachos enormes da filha Sofia e a parceria entre elas.

 

samara felippo e filhas 0817 400x800

Foto: Reprodução/Instagram

Samara Felippo é mãe de duas meninas e tem um canal no Youtube, Muito Além de Cachos, que fala de empoderamento infantil e representatividade. Em entrevista para Uol, a atriz disse que mesmo não sendo negra, nem tendo cachos, ela lutará por suas filhas.

 

Giovanna Ewbank manda beijinho em foto com Titi (Foto: Gustavo Zylbersztajn)

Foto: Gustavo Zylbersztajn

Já a família Ewbank Gagliasso já teve que denunciar mais de uma vez atitudes racistas contra Titi. Bruno Gagliasso já declarou que espera que quando ela crescer e ver as notícias, saiba que seus pais sempre quiseram o respeito a ela e sua origem.

Leia mais
Comente

Hot no Donna