Receita fácil! Aprenda a preparar queijo cottage caseiro | Mel e Pimenta

Já falei algumas vezes aqui sobre meu empenho em preparar cada vez mais meu alimento em casa,  e normalmente faço pães, iogurte e assim por diante. Agora tenho começado a buscar formas de fazer aqueles produtos que nem imaginamos que podem ser feitos por nós mesmos.

Dessa vez, ensino como preparar queijo cottage. A receita é absurdamente simples e não faz sentido algum comprar esse produto pronto que é bem caro e o caseiro é igualzinho. Você pode servir o queijo com pães, geleias, sanduíches e até montar opções de entrada temperando com tomates secos e manjericão, cebolinha, salsinha e assim por diante.

Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta
:: Fácil e saudável: aprenda a fazer um delicioso iogurte caseiro

:: Saboroso e leve: como preparar um cuscuz marroquino com banana e castanhas
:: Mais nutritivos e saborosos: experimente nuggets de frango caseiros

Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
3 colheres (sopa) de suco de limão
Creme de leite ou iogurte natural (opcional)
Sal

dvpLHu7f_Zlp7dRrhpCfhK-Dov9cCQkc-yWJ1vLhURM

Modo de fazer:
Leve o leite ao fogo. Quando ele estiver quase levantando fervura, desligue o fogão. Acrescente sal, coloque uma colher de suco de limão por vez mexendo. Nessa etapa o leite vai talhar, dependendo da marca e características do leite ele pode criar grumos miúdos ou graúdos. Isso é normal, viu?

Coloque uma peneira grande sobre uma tigela funda, cubra a peneira com um pano de prato de algodão (escolha um pano novo e limpo) e despeje o leite talhado sobre o pano. Retire a primeira leva de soro da tigela e leve para a geladeira por uma hora.

É importante que o fundo da peneira não fique em contato com o soro que está na tigela, por isso escolha um recipiente que mantenha a peneira longe do fundo.

Depois de escorrer, coloque em um pote e para deixar mais cremoso adicione o creme de leite ou iogurte a gosto.

O queijo dura uma semana na geladeira em um pote esterilizado e bem fechado.

Observação: Além da variação do tamanho dos grumos, para algumas pessoas o leite não talha. Isso pode acontecer em função da temperatura, e o leite não pode ferver, mas deve quase ferver. Outro detalhe é o tipo de leite e suas características: caso seja necessário, acrescente mais uma colher de limão, mas só faça isso se realmente for necessário, pois o limão pode deixar sabor muito forte.

Leia mais
Comente

Hot no Donna