Road trips pela América do Sul: confira oito sugestões de roteiros para fazer de carro

A América Latina é um destino que está em alta, ainda mais em tempos de crise e elevação das moedas estrangeiras. E uma boa ideia para viajar por vários lugares – e se deparar com paisagens incríveis – é ir de carro.

As mais famosas road trips acontecem pelos Estados Unidos e pela Europa. Mas hoje compartilhamos uma lista com oito roteiros para você se inspirar na hora de explorar a América do Sul.

Confira abaixo e boa viagem!

Argentina e Chile

Os países vizinhos que compartilham a Patagônia – um dos lugares mais bonitos do mundo – são uma boa pedida para uma viagem de cerca de 15 dias. Nesse tempo, é possível conhecer boa parte dos dois. Uma sugestão é partir de Buenos Aires, passar por Córdoba e Mendoza (na Argentina) e depois seguir para a capital chilena. No Chile, visite também Valparaíso e Viña del Mar. Também é possível escolher algumas dessas cidades e seguir para a Patagônia, ou fazer todo o roteiro em um tempo um pouco maior.

pexels-photo-141557

Colômbia

Uma ideia é começar a viagem pela capital Bogotá e depois ir a Medellín. Pouco mais de 400 km separam as duas cidades e é preciso dedicar pelo menos alguns dias para conhecê-las, por serem as principais atrações do país. Mas, para uma road trip de verdade, estenda o roteiro até a belíssima Cartagena das Índias, a cerca de 640 km de Medellín. As 12h de viagem podem ser feitas com calma, com algumas paradas pelo caminho. Por lá, curtir o mar caribenho e a cidade histórica vai ser seu maior compromisso.

bogota-1222857-1278x840

Deserto do Atacama

O deserto mais árido e mais alto do mundo, no norte do Chile, não pode ficar de fora de uma viagem de carro pela América do Sul. Este passeio é para quem quer se aventurar um pouco mais e está na busca de paisagens deslumbrantes. Não espere nada urbano nessa estradas, porque você estará bem longe da civilização. É possível explorar praticamente todo o deserto de carro (cerca de 1000 km de extensão). Vá a Laguna Chaxa, Vale da Morte, Cordilheira do Sal, Vale da Lua, Lagunas Miscanti e Miñiques e Gêiseres del Tatio. Procure viajar com um veículo com tração 4X4.

roads-of-atacama-desert-4-1617049-1279x852

Peru e Bolívia

Aqui você pode ter Lima, capital peruana, como ponto inicial da viagem e La Paz, no país vizinho, como destino final. A viagem toda contabiliza mais de 1.400 km. Então, se o tempo for curto, é possível escolher apenas um dos países para explorar, ou selecionar algumas cidades mais próximas que contemplem os dois. No Peru, uma ideia é partir de Lima para Cusco, conhecer Machu Picchu e Arequipa. Daqui, você pode seguir para as cidades de La Paz e Copacabana, na Bolívia. Um dos destaques do trajeto entre os países vizinhos é a travessia da Cordilheira dos Andes.

lime-1191767_1280

Caminho da Morte, Bolívia

É conhecida como a “estrada mais perigosa do mundo” porque só tem três metros de largura e é muito requisitada por quem quer se aventurar de bicicleta. Mas agora também é possível explorar de carro porque uma rodovia foi construída nos arredores em 2007. Se você vai dirigir por ali, saia depois das 11 da manhã, quando os ciclistas já terminaram. São 64 km de extensão em uma altitude que começa em 3.500 metros. Ótima pedida para estender o passeio até La Paz, capital do país.

la-paz-318068_1280

Carretera Austral, Chile

É a única estrada que conecta o país de norte a sul, quase destruída completamente durante o regime do general Pinochet, em 1980. Quase mil quilômetros de estrada de cascalho atravessam florestas tropicais, glaciers, vulcões, fiordes e rios. É uma viagem para curtir a natureza selvagem.

chile-1060146_1280

Salar de Uyuni, Bolívia

A maior planície de sal do mundo, no sudoeste da Bolívia, não é tecnicamente uma estrada. Mas, dirigir por lá é uma experiência e tanto. O oceano branco de sal é margeado pela Cordilheira dos Andes (imagine a combinação dessa paisagem!). Mesmo que a maior parte dos turistas vá de excursão, é bem possível acessar o salar sozinho com um carro. Uma dica é partir de La Paz e seguir até a região. São cerca de 500 km de distância.

bolivia-1802042_1280

Litoral do Uruguai

O país faz fronteira com o Brasil, o que torna a viagem ainda mais viável (principalmente para quem mora no Sul do país). Aqui a ideia é partir de carro e acessar o Uruguai pelo Chuí e seguir para conhecer as famosas praias do leste: Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma e Punta del Este. Não esqueça de dedicar um dia para conhecer Cabo Polônio, pertinho de Punta del Diablo. Para uma viagem mais completa, acrescente Montevidéu e Colônia do Sacramento como destinos finais do passeio.

uruguay-692817_1280

Importante!

Antes de botar o pé na estrada, confirme se o período da viagem é o ideal para viajar de carro.

Confira outras colunas de viagem
:: 5 lugares para mulheres que querem encarar uma aventura sozinhas pelo mundo
:: Confira os melhores destinos para viajar em cada mês do ano
:: Vídeo: 5 dicas para montar um roteiro de viagem 

Leia mais
Comente

Hot no Donna