Teatro infantil: a importância da atividade no desenvolvimento das crianças

Foto: Cris Moreira
Foto: Cris Moreira

As aulas especializadas vêm ganhando mais e mais espaço nas escolas e na vida das crianças. Entre tantas opções o teatro surge como um diferencial na agenda dos pequenos, isso por ser mais uma ajuda no desenvolvimento das crianças, auxiliando no crescimento pessoal e cultural como um todo.

Foto: Cris Moreira

Foto: Cris Moreira

A atriz e professora de teatro Lucia Panitz ressalta os benefícios da prática do teatro por ser uma atividade completa. Além de explorar a imaginação e o convívio social com os colegas, permite que as crianças desenvolvam a autoconfiança, a empatia e a oportunidade de demostrar alguns sentimentos que no dia a dia ela não consegue transmitir.

Além disso, podemos destacar como benefícios do teatro para crianças:

– Ensina a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo;

– Melhora a autoestima, criatividade e confiança

Foto: Cris Moreira

Foto: Cris Moreira

– Reforça o interesse pela leitura;

– Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

– Estimula a memória, a atenção e a concentração;

– Melhora e favorece a dicção;

– Ajuda no processo de desinibição

– O mais legal de fazer teatro é que justamente não precisa saber ler e escrever para participar, basta apenas ter vontade e o desejo de fazer parte. As atividades são trabalhadas de acordo com cada faixa etária com jogos, brincadeiras, depois evoluindo para jogos teatrais, improvisações e personagens e interpretação, explica Lucia.

Para a coordenadora do curso de teatro da OPUSLAB, Julia Cordova, a capacidade de imaginar e criar vai ser um dos maiores diferenciais em um mundo onde inteligência artificial será a realidade. As habilidades de se comunicar com clareza, saber ouvir e ser empático são diferenciais para qualquer profissão.

Foto: Cris Moreira

Foto: Cris Moreira

Vale lembrar que para que uma criança faça teatro não é necessário que ela seja desinibida nem mesmo que tenha qualidades artísticas ou ainda, que necessite seguir nessa profissão. O teatro vai muito além disso, possibilitando que a criança tenha oportunidade de brincar de faz de conta, onde ela poderá ser quem ela quiser, exercitando sua imaginação.

Leia mais colunas da Vanessa:
::  3 ideias para eternizar recordações da infância de seu filho
:: Meu filho tem um amigo imaginário. É normal? O que devo fazer?
:: Decidindo a escola do filho: dicas para facilitar na hora da escolha da educação infantil

Leia mais
Comente

Hot no Donna