Tempo é dinheiro: como se organizar para controlar melhor suas finanças

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

Pense rápido e responda: quantas vezes você dá uma olhadinha nas suas contas em um mês? Você checa de 15 em 15 dias, toda semana ou uma vez em 30 dias?

Faço essa pergunta por um motivo bem particular. O tempo que você está dedicando a cuidar do seu dinheiro pode ser uma boa resposta para algumas das dificuldades financeiras mais comuns para a maioria de nós. Tempo é dinheiro como já diz a velha máxima, e isso significa que quanto mais você cuidar do seu, melhor tende a ser sua vida financeira.

A afirmação pode parecer simplista, no entanto é óbvia. Seja qual for o seu momento financeiro, se estiver faltando dinheiro para pagar as contas, se você não está conseguindo controlar impulsos de compras, se o seu salário já não cabe nos planos que você quer para sua vida… Independentemente de qual for a questão, ela vai ser resolvida com dedicação. Ou seja, encarar o fato e entender que ali tem algo que precisa ser feito.

Foto: Pexels, reprodução

Foto: Pexels, reprodução

Lidar com dinheiro é como fazer dieta. Você vai precisar de tempo para escolher os alimentos no caso da reeducação alimentar, certo? No caso das finanças pessoais, o mesmo tempo vai te ajudar a decidir onde empregar seu dinheiro. Mais do que isso, a energia que gastamos para fazer tudo que fazemos no dia-a-dia é a mesma. Ou seja, se você está cursando uma universidade, trabalhando, malhando, fazendo dieta, namorando, saindo com as amigas e tentando um novo trabalho em processo seletivo onde está o tempo para cuidar do seu dinheiro? Encontre tempo para isso também!

Assim como existe uma hora para fazer exercício, hora para trabalhar, hora para estudar. Adicione também na sua agenda a hora das finanças. Marque no calendário do celular e faça bipar o alarme, como se fosse o horário de um comprimido. Pare, sente e veja o que está acontecendo na sua conta corrente. Recomendo fazer isso uma vez por semana. O controle é um dos principais instrumentos para ordenar a vida financeira. Boa sorte!

5 dicas para usar o tempo a favor do seu dinheiro

– Escolha uma hora por semana para dar uma olhadinha na sua vida financeira

– Programa o alarme do celular e lembrar você do seu compromisso

– Some os gastos e veja no que seu dinheiro foi gasto nos últimos sete dias

– Lance numa planilha de controle e veja quanto ainda sobra até o fim do mês

– Planeje as prioridades para as próximas semanas

Confira outras colunas de Kellen Severo
:: Como resistir às compras por impulso

:: Você já pensou em trocar de emprego hoje? Faça o teste e veja se você quer mesmo
:: Como fazer do cartão de crédito um aliado para organizar sua vida financeira

Leia mais
Comente

Hot no Donna