Umectação capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo cacheado

Foto: Cris Moreira
Foto: Cris Moreira

Você sabe o que é e para que serve a umectação capilar? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, elas irão acabar agora mesmo!

Pedi ao meu cabeleireiro, que é especialista em cabelo afro, Diego Rodrigo, do salão Casa Hair em Novo Hamburgo, algumas informações mais pontuais.

Umectação é uma técnica indiana que consiste no ato de colocar óleo, de preferência 100% virgem, em toda extensão do cabelo e deixar agir de 30 minutos até uma noite inteira de sono – chamada de umectação noturna. Essa ação serve para fortificar e nutrir os fios mais secos e com mais tendência a ficarem quebradiços.

A prática beneficia todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos, mas devem ser feitas de formas diferentes. Segundo o cabeleireiro, não é indicado fazer o procedimento na raiz de cabelos lisos, pois já é um local bastante oleoso. O ideal é usar apenas nas pontas mais ressecadas.

No caso de quem tem cabelo afro, é indicado usar o óleo em todo o comprimento e na raiz também, para auxiliar no crescimento e principalmente repor nutrientes. Diego Rodrigo explica que isso acontece porque quanto mais melanina a pessoa tem na pele, menos as glândulas sebáceas vão distribuir oleosidade, porque a melanina já protege a pele de fontes de calor.

Sabemos que quanto mais fechado é o cacho, maior a tendência de ressecamento dos fios, pois os nutrientes dificilmente chegaram em toda extensão do cabelo por conta dos “obstáculos”. Por isso, toda cacheada e crespa é apaixonada pela umectação capilar, pois ela proporciona saúde aos fios.

Para quem tem cabelo afro, o ideal é realizar o processo ao menos uma por semana. O Diego diz que esse período é o ideal e faz uma comparação com um motor de carro: para um funcionamento perfeito, o veículo necessita de água e óleo. Se você realiza um cronograma capilar, a umectação entra na etapa de nutrição.

Leia mais:
:: Tipo de cabelo: você sabe identificar o seu? Saiba mais sobre a curvatura do fio
:: Desembaraçar cabelo a seco, máscara depois do condicionador e mais: veja cinco “erros” que toda cacheada já cometeu

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna