Valle Nevado: 5 dicas para quem quer comer bem, esquiar e conhecer a região

O Valle Nevado está localizado em meio à Cordilheira dos Andes, no Chile, e é uma das estações mais famosas da América Latina. Nele está o maior complexo de esqui da região, comparado aos centros Farellones, El Colorado e La Parva, que ficam próximos.

5 coisas que você precisa saber
antes de viajar para o Valle Nevado:

1 | Próximo a Santiago

O local fica bem próximo à capital do Chile, cerca de 56km do aeroporto, mas você leva entre 1h30 e 2h para chegar no topo, já que a estrada é muito sinuosa. Ao total são 61 curvas (41 até Farellones e mais 20 até o Valle). Na alta temporada, principalmente nos finais de semana, existe um horário permitido para subida e descida de carros.

IMG_0607

Importante: se você costuma enjoar no carro, lembre-se de levar um remedinho com você. E não deixe de reservar um transfer (experiente) para te levar até o valle. Não recomendo alugar carro.

2 | Diferentes tipos de hospedagem

O local conta com três tipos de hotéis, que variam em função do seu padrão e oferta de serviço, além de apartamentos para alugar. O Hotel Valle Nevado é 5 estrelas, o mais requintado; o Hotel Puerta del Sol é o de nível intermediário; o mais simples e acessível é o Hotel Tres Puntas. Independente do tipo de hospedagem, no geral, ficar no Valle Nevado é caro.

IMG_0826

Importante: as hospedagens seguem critérios bastante rigorosos. No auge da temporada, não é possível reservar um quarto para passar apenas uma noite. Eles estipulam datas fixas para check-in e check-out e algumas com três opções de pacotes que podem ser de quatro ou sete noites, por exemplo.

3 | Não espere um super spa

Quando olhamos informações sobre o Valle na internet ou nas redes sociais, encontramos fotos de uma superpiscina e já imaginamos o momento de relax pós-esqui. Pois bem, não se iluda! Os três hotéis contam com uma única estrutura de spa, ou seja, uma única piscina, área de massagem e fitness center para todos os hóspedes. Se você quer curtir a piscina, pense em utilizar em horários alternativos (fuja do fim de tarde). A academia tem um bom tamanho e uma vista lindíssima, mas os equipamentos são antigos e alguns inclusive não funcionam bem. Caso você queira manter sua rotina de exercícios, opte também por horários de menos movimento, para garantir vaga nos melhores equipamentos. Ou escolha algumas aulas especiais oferecidas pelo hotel. Minha sugestão é aproveitar um dia inteiro de esqui, sem perder tempo no spa.

IMG_0626

IMG_0823

4 | Sistema de pensão

O Valle Nevado Ski Resort funciona com sistemas de 1/2 pensão pensão completa (apenas o hotel Valle Nevado oferece pensão completa) e os detalhes variam de acordo com o hotel que você estiver. Ao todo são sete restaurantes no Valle e, desses, quatro entram no pacote da pensão. O uso varia de acordo com o hotel que optar por se hospedar.

La Fourchette (francês) e o Monte Bianco (italiano) são os melhores, o Sur, também conta com um menu à la carte internacional em um ambiente agradável. Já o Mirador del Plomo é um local mais agitado com serviço de buffet. Dos outros três que não fazem parte do sistema de pensão, um é o Valle Lounge, a melhor comida da montanha na minha opinião. O La Leñera, é bem jovem e descontraído, já o Bajo Zero fica no meio da montanha, mas deixa a desejar quando o assunto é gastronomia.

IMG_0411

IMG_0799

Importante: Reserve seus restaurantes ao chegar no hotel, pois muitas vezes você não consegue mesa onde gostaria.

5 | Ótimas pistas para praticar – e não tanto para aprender

O Valle Nevado tem 44 pistas, sendo que a grande maioria é de cor vermelha (nível avançado). Algumas são pretas (nível expert) e poucas são azuis (nível intermediário). Apenas duas pistas (as mais longas) são verdes (nível principiante). Porém, mesmo que todos falem que a montanha é para quem já sabe esquiar, as pistas são curtas e largas, o que ajuda muito na prática do esqui, na repetição e no aprendizado. Para os experts, que podem cansar fácil das opções oferecidas na montanha, podem aproveitar para conhecer as pistas de La Parva e Farellones. É só comprar um ticket extra para acesso às outras montanhas (dentro do valor da hospedagem está incluso o acesso a montanha do Valle Nevado apenas).

Importante: Alugue seu equipamento (e roupas, se necessário) logo na sua chegada. Na alta temporada, a fila é enorme e o sistema bem desorganizado. Organize-se com antecedência para não perder suas horas de esqui.

Você não precisa de muitos dias para curtir todos os detalhes do Valle Nevado. Uma ótima ideia é curtir o complexo em grupo ou em família. A experiência acaba sendo mais divertida!

Leia mais
:: Viña Vik: o hotel vinícola que você precisa conhecer no Chile
:: Paisagens lindas, muita cultura e boa gastronomia: confira um roteiro completo por Lima, no Peru
:: Boa gastronomia e paisagens lindas: três dicas para fugir do óbvio no Chile

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna