Você já pensou em trocar de emprego hoje? Faça o teste e veja se você quer mesmo

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

A crise econômica que o Brasil vive gerou a necessidade nas empresas de reduzir custos. Com isso, as equipes ficaram mais enxutas e com menos recursos. A consequência é que muita gente está se sentindo exausta com o acúmulo de tarefas antes dividida com outros colegas, que em muitos casos tiveram a vaga extinta. A resposta para o momento de demandas exageradas costuma ser uma vontade imensa de trocar de emprego. Você já pensou nisso?

Se sua resposta foi sim, uma alternativa bacana para não enfiar os pés pelas mãos na hora de decidir seu novo plano ou propósito de carreira é fazer um teste de autoconhecimento. Essas ferramentas são muito utilizadas em processos de coaching e podem dar vários insights sobre o que está faltando onde você está e em busca do que você pode começar a nova jornada.

A ideia é simples. Em um círculo como o desenhado abaixo você vai escrever na parte em cinza 10 itens:

1 – Empresa
2 – Função
3 – Remuneração
4 – Oportunidade de crescimento
5 – Promoção de aprendizagem
6 – Reconhecimento
7 – Horário de trabalho e descanso
8 – Ambiente de trabalho
9 – Colegas de trabalho
10 – Chefe

Depois de escrever, do centro para o meio você vai colocar os números de 1 a 5. Aí é só pintar um pontinho no círculo para seu grau de satisfação em cada um dos quesitos, quando mais perto de 1, mais insatisfeito, e mais perto de 5, mais satisfeito. Ao finalizar, ligue os pontos. E veja o desenho que vai formar. Quanto mais aberto, mais satisfeito você está e quanto mais fechado mais insatisfeito. O legal é ver como fica claro no desenho onde estão os itens que precisam ser mais trabalhados por nós. Pode ser a relação com o chefe ou a necessidade de se reinventar para sentir aquele estímulo de perceber o aprendizado acontecendo ou a perspectiva de aumentar os ganhos.

gráfico Kellen

A ideia do teste é ajudar também a enxergar em busca do que você está. Além disso, muitas vezes você consegue perceber que a insatisfação pode estar ligada a um momento (seu ou da empresa) a uma conjuntura, sabe? E menos ligada à estrutura de valores e funcionamento da empresa.

Faça o teste e veja se a ideia de trocar de emprego agora faz sentido para você. Caso contrário, liste o que precisa ser melhorado e tente ter mais satisfação no dia a dia de trabalho. Até porque a maré não está para peixe no Brasil, já que o país vive um momento de recorde de desemprego com quase 13 milhões de pessoas sem trabalho conforme dados do IBGE.

Boa sorte e bom trabalho para você!

Leia mais
:: Como fazer do cartão de crédito um aliado para organizar sua vida financeira
:: Finanças: como identificar os gastos que levam parte da renda sem você se dar conta
:: Hey, mulheres, por que não falamos mais sobre dinheiro?

Leia mais
Comente

Hot no Donna