62% dos brasileiros acha que o número de abortos aumentaria se fosse legalizado, diz pesquisa

Foto: AFP
Foto: AFP

Que a legalização do aborto é um dos temas mais polêmicos da atualidade não há dúvidas. E, apesar de gerar tantas discussões, uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 1.814 internautas brasileiros – de ambos os sexos e diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país – mostrou que 34% não têm conhecimento da lei sobre o aborto no Brasil. Segundo a pesquisa, esse número é um pouco menor entre mulheres (32%) do que entre homens (37%).

A pesquisa do Opinion Box também questionou os internautas brasileiros quanto ao que eles acham que aconteceria se o aborto fosse legalizado. 62% acreditam que o número de abortos aumentaria no país, sendo que 44% acham que aumentaria muito. Já 15% acreditam, por outro lado, que o número poderia cair. Os 23% restantes acham que os abortos realizados – legal ou ilegalmente – se manteriam na mesma quantidade.

Manifestantes protestam contra o aborto na frente da Suprema Corte, em Washington DC. Foto: AFP

Manifestantes protestam contra o aborto na frente da Suprema Corte, em Washington DC. Foto: AFP

Pela legislação brasileira, o aborto só é permitido em situações específicas: quando há risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gestação é resultado de um estupro ou se o embrião for identificado como anencéfalo (sem formação do cérebro e cerebelo). Partindo do que diz a lei, a pesquisa questionou os respondentes quanto às situações em que a interrupção da gravidez poderia ser legalizada. Entre os favoráveis ao aborto, o estupro foi a causa apontada por mais entrevistados: 91%.

Levando em conta a questão de o debate político no país levantar o tema da legalização do aborto, os entrevistados foram questionados se a posição de um político em relação ao aborto influenciaria os respondentes na hora de votar. Dos 1.814 entrevistados, 51% disseram que sim. Outros 24% são indiferentes à questão, e os 25% restantes afirmaram que não.

Leia também
:: Senado uruguaio aprova aborto no início da gestação
:: Pesquisa aponta opinião sobre aborto em quatro países da América Latina
:: #PrecisamosFalarSobreAborto: no Dia de Luta pela Descriminalização, ativistas organizam virada online sobre o tema

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna