Apenas… respire! Dicas de Monja Coen para manter a mente tranquila

Foto: Gil Silva, divulgação
Foto: Gil Silva, divulgação

Em passagem pela Capital neste fim de semana, Monja Coen atraiu centenas de pessoas à Livraria Cultura para sessão de autógrafos. A líder espiritual esteve em Porto Alegre lançando o livro O sofrimento é opcional.

Aqui, confira as dicas do zen budismo para o ambiente de trabalho. Dica geral: a respiração consciente ajuda a manter a tranquilidade em tempos tão turbulentos.

Para se manter tranquilo em tempos tão difíceis, de tantas notícias de corrupção e violência, o segredo, diz monja Coen, é saber que o estado natural da mente é quando ela está tranquila e que podemos aprender a sempre acessá-la:

– Quando vêm as coisas, é preciso responder a elas e voltar para a tranquilidade. Muitas pessoas não voltam para esse estado. Entram em excitação e continuam. Aí vai piorando, vai ficando nervoso. A chave de ouro que sempre entrego onde vou é a respiração consciente.

Para isso, sente-se de maneira que a coluna seja mantida ereta, a cervical reta e o queixo paralelo ao chão.

– A inspiração é passiva, o ar apenas entra. Ao inspirar, perceba que toda caixa torácica se expande em todas as direções. Aí tem uma pequena pausa. Ao expirar, a expiração é bem devagar pela boca. Deixa sair fazendo até um som. Sai pela glote, abre e faz um sonzinho. Deixa esse ar sair o máximo possível. Você percebe que, ao finalzinho, tem uma contração no baixo abdômen. Se você fizer isso umas três vezes, você já recuperou seu eixo de equilíbrio. É uma joinha isso – explica.

A indicação, segundo alguns grupos budistas, é fazer isso de hora em hora. E você pode fazer isso caminhando, sentada. São coisas que não precisa de muita técnica para poder encontrar de novo esse eixo, ressalta.

The_50_Most_Zen_Cities_in_America_4228_52201.jpg1_

Zen no trabalho
Por onde vai no país, Monja Coen ocupa espaços que vão ficando cada vez menores. Para a palestra que deu em Porto Alegre neste sábado, na Amrigs, o lote extra de ingressos estava esgotado pelo menos 10 dias antes. Em agosto, em Salvador (BA), lotou um auditório para 600 pessoas.

A reunião deste sábado ocorreu para o lançamento de documentário que trata dos 20 anos do Via Zen, comunidade zen-budista do Estado que é orientada pela monja, mas uma infinidade de outras palestras costumam ser requisitadas por empresas.

No mês passado, foi convidada pela Google para a abertura do YouTube Space, um espaço high tech na zona portuária do Rio de Janeiro.

– Pediram para falar com eles. Não porque eu tenha um canal, mas porque, através dele, ganhei muita popularidade, que é no sentido de “vamos ficar bem?”, “vamos viver de boa com o mundo?”.

Como o zen-budismo ensina o ambiente corporativo a “viver de boa”? Monja Coen diz que, principalmente, tenta levar o aprendizado da respiração consciente:

– Quando estiver com estresse, ansiedade, respire. Se você vai de uma sala a outra, em reunião, em vez de ir pensando 10 mil coisas, caminhe em plena atenção, prestando atenção em seus passos, e respirando conscientemente. A cabeça muito atribulada pode não ter boa oxigenação.

Leia também
:: Uma das líderes espirituais mais pop do país, Monja Coen dá dicas de como tornar a vida mais leve
:: Mindfulness: passo a passo de meditação em 1 minuto para sair do piloto automático

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna