Bicampeã do Nobel: cientista Marie Curie é eleita a mulher mais influente de todos os tempos. Veja a lista completa!

Foto: AFP
Foto: AFP

Você sabe quem são as mulheres que provocaram grandes mudanças no mundo? A BBC History Magazine fez uma lista com as 100 mulheres mais influentes de todos os tempos, e muitas delas talvez você nem tenha ouvido falar. A seleção foi feita com base na opinião de especialistas e com a votação do público.

A primeira colocada do ranking é a cientista Marie Curie (1867–1934), a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Aliás, ela foi a primeira pessoa a receber duas vezes a distinção.

Em 1903, ela dividiu o Nobel de Física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel; e, em 1911, foi laureada com o Nobel de Química.

Ela foi a responsável, junto com seu marido, a descobrir a radioatividade e os elementos rádio e polônio (que ganhou esse nome em função da origem do casal).

Marie Curie também foi pioneira em outra situação: foi a primeira professora a lecionar na Universidade de Paris.

Foto: AFP

Foto: AFP

Rosa Parks (1913–2005) ficou em segundo lugar na lista. Foi ela que desafiou a segregação racial nos Estados Unidos e se negou a dar seu assento em um ônibus para que uma pessoa branca pudesse se sentar. Este foi o início do movimento pelos direitos civis no país.

Foto: AFP

Foto: AFP

Completando o pódio, a ativista britânica Emmeline Pankhurst (1858–1928) ficou com o terceiro lugar. Ela fundou a União Social e Política da Mulher, começando uma campanha pelo voto parlamentar das mulheres na Grã-Bretanha. Pankhurst estimulou milhares de mulheres a exigir o direito à democracia.

Na lista ainda aparecem nomes como o da princesa Diana, da estilista Coco Chanel, as escritoras Virginia Woolf, Jane Austen e Simone de Beauvoir, além de Joana D’Arc, Madre Teresa de Calcutá, Frida KahloCleópatra e mais. Veja a lista completa no link.

Leia mais:
:: Jurada em concurso de beleza vota em todas as candidatas e explica: “Mulheres não deveriam competir entre si”
:: Donas do campinho: conheça 4 mulheres que foram pioneiras nos gramados
:: Igualdade de gênero, aborto, feminicídio: o que têm a dizer as mulheres à frente das associações de juízes do Rio Grande do Sul
:
Kylie Jenner, Katy Perry, Beyoncé e mais: quem são as mulheres mais bem pagas do mundo segundo a Forbes

Leia mais
Comente

Hot no Donna