Comercial de o Boticário causa polêmica ao mostrar casais no dia do divórcio

Empoderador ou machista? O novo comercial de O Boticário, lançado na internet no fim de dezembro de 2015 na internet e nos intervalos de TV, o vídeo da marca de beleza tem gerado polêmica entre as mulheres. Como parte da campanha Acredite na Beleza, o comercial batizado A Linda Ex incentiva as mulheres a “confiarem mais em si mesmas e acreditarem em sua beleza”, conforme a divulgação da marca.

No vídeo, três ex-casais supostamente reais relatam os motivos que os levaram ao divórcioEntre os depoimentos, destacam-se frases como: “O casamento acabou por um monte de coisinhas” e “A gente virou sócio da criação dos filhos”, como disseram duas mulheres.

“Com a rotina, acaba ficando comum ficar do lado daquela pessoa, deixa de ser atrativo”, destacou um dos homens. “A gente se acostuma com as coisas, com o carro, o anel, com a pessoa que está do lado”, pontuou outro, “Acontece de parar de olhar”.

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Nas redes sociais, a peça publicitária divide opiniões.

Quem é a favor elogia a delicadeza com que o tema foi tratado, ressaltando a mensagem final: “Tudo pode acabar, menos a autoconfiança”. Destacam o poder da maquiagem para reforçar a autoestima e deixar as mulheres mais confiantes em situações difíceis. “Mostrou que se produzir dá uma forcinha para a autoestima num momento tão doloroso em que a pessoa provavelmente se sente fracassada”, escreveu uma mulher.

Quem é contra acusa a campanha de ser machista, já que as mulheres decidiram se arrumar para os homens “somente quando não havia mais volta”. Há quem veja aí a mensagem velada seria de que caberia a elas ter se arrumado mais durante os anos de casada para manter aceso o interesse do marido. Uma mulher ainda questionou: “Quem disse que a mulher quer despertar algum tipo de desejo no ex?”.

Consultada pela revista Donna, a assessoria de imprensa de O Boticário enviou nesta segunda (11) de manhã o seguinte comentário:

“O Boticário valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida. A proposta do filme “Linda Ex”, que estreou no dia 27 de dezembro, é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida.  A campanha reforça a crença da marca, representada pela assinatura Acredite na Beleza.”

Assista ao vídeo:

No Twitter, com a hashtag #alindaex, e no post sobre a campanha na página oficial do Facebook de O Boticário, muitas deixaram comentários a favor ou contra a mensagem do comercial.

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Comerciais anteriores de O Boticário sempre trataram de temas delicados e foram muito elogiados, como é o caso da adoção (na campanha de Dia dos Pais) e de relacionamentos homossexuais, com dois casais gays trocando presentes, na campanha do Dia dos Namorados.

Logo após o lançamento da campanha, uma pesquisa online disponibilizada pelo Boticário em suas redes sociais convida as consumidoras a dar sua opinião. A pesquisa está recebendo respostas até o dia 14 de janeiro. Até a noite de domingo, o vídeo no canal oficial do Boticário tinha 4 milhões de views.

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