Como empreender? 10 dicas para mulheres apostarem no negócio próprio

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Quer empreender mas não sabe por onde começar? O coach Carlos Mânica, da BusinessW dá dez dicas para você repensar a sua carreira e dar esse próximo passo.

1. O seu mercado

Mânica explica que, para obter realização profissional em seu empreendimento, é essencial alinhar a sua história de vida a ele.

– Observando empreendedores de sucesso, percebi que é comum ver negócios relacionados com momentos pontuais da vida de cada um deles ou, até mesmo, com os seus propósitos. Não é uma tarefa fácil, mas quando você consegue este alinhamento, o seu empreendimento ganha muito. A diferenciação já é um começo, pois é a sua vida relacionada com o seu negócio e você é única no universo. Outras vantagens são relacionadas ao valor que o seu empreendimento terá para você e, com isso, você terá mais força de vontade, determinação e paixão pelo que faz. Pense nisso, conecte sua vida ao seu trabalho.

:: De mãe para mãe: dicas para quem quer empreender depois de ter filhos
:: Estudar para um concurso público ou empreender: o que fazer?

2. Seja flexível, mas nem tanto.

O empreendedorismo proporciona flexibilidade. Mas é preciso abrir o olho para não deixar o trabalho em segundo plano para tocar a sua rotina pessoal em primeiro.

– A flexibilidade é sempre muito bem-vinda entre as mulheres: ter tempo para a família, se dedicar à maternidade e também ao dia a dia de uma casa, que na maioria das vezes, quem assume são as mulheres. Às vezes, boa parte dos negócios podem ser iniciados em casa, mas cuide para ter regras e horários definidos, pois a procrastinação ou os exageros não são bem-vindos para quem quer ser um empreendedor de sucesso.

3Inove de verdade

O coach lembra que oferecer serviços que já existem com algum diferencial é sempre uma oportunidade de destaque entre tantos outros

– Uma brincadeira que sempre faço na BusinessW é perguntas as clientes: “A sua ideia é boa o suficiente para te levar ao programa da Fátima Bernardes?” Se sim, mergulhe fundo!

4. Tenha coragem

Mânica conta que muitas mulheres sentem-se inseguras em empreender em áreas diferentes que as da formação.

– Esse medo vem de uma repressão na bagagem cultural, seja porque se dedicaram à uma faculdade durante anos, fizeram cursos de especialização ou porque os pais ou acompanhantes têm medo que elas possam não ter estabilidade financeira, ainda mais em momento de crise. Porém, estamos em novos tempos e devemos pensar que grandes empreendimentos surgem em momentos em que a criatividade e a determinação superam as crises.

5Use e abuse da sua capacidade multi-tarefas

Sabe aquela capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo? Use ela ao seu favor!

– Historicamente as mulheres mostraram ter grande habilidade em lidar com muitas coisas ao mesmo tempo – cuidar da casa, do marido, dos filhos, da beleza e ainda ser uma profissional dedicada. Para o empreendedorismo essa característica é muito bem-vinda. Aplique suas metodologias próprias, faça lista de tarefas e dedique-se, sem abrir mão dos momentos de lazer com sua família e amigos.

6. Seja mente aberta

Você está começando um negócio só seu, destaca o coach, e os limites é você quem impõe.

– Liberte-se da ideia de machismo, limitação e preconceito presente nos mercados tradicionais de trabalho. Não se apegue à funções com títulos e perfis pré-definidos.  No empreendedorismo as mulheres estão livres para criarem, crescerem e obterem seus resultados, os únicos limites são vinculados a elas mesmas e não aos outros.

7. Use a sua sensibilidade

– Mulheres possuem um radar natural ao ler expressões faciais e até analisar situações familiares. Use esta sua sensibilidade para ler o mercado em que você gostaria de se inserir. Analise concorrentes  e o que eles estão fazendo, saiba quem são os seus consumidores e o que ele mais buscam, encontre oportunidades e crie tendências!

8. Sonhe

– Seja a “Alice no País das Maravilhas” por um tempo. Isso é muito bom! No empreendedorismo, sonhar pode ser resultar em objetivos, por isso, permita-se sonhar com o que deseja para seu business, foque, planeje e tome decisões para conseguir o resultado tão desejado.

9. Investigue sempre

Para o consultor, pesquisar, procurar saber mais e sempre se atualizar sobre o mercado são imprescindíveis para ter sucesso no novo negócio.

– Nenhum empreendedor começa sabendo de tudo que envolve ter um negócio próprio, pelo contrário! Empreendedores de sucesso começaram seus business com pouco conhecimento e correm atrás dos resultados todos os dias. Transforme medo em vontade e corra atrás de conhecimento, busque cursos como Sebrae ou Endeavor, pesquise sobre no Google e leia em sites e blogs que trazem dicas com fundamento.

10. Escolha as suas prioridades

– Quer sucesso? Não foque somente no seu negócio. Se sentir plena é essencial para alcançar os seus objetivos, por isso, foque nas prioridades da sua vida, faça uma agenda semanal, inclua momentos para família, para você e para sua empresa. Planeje sua agenda da semana incluindo todo o seu entorno, afinal, tudo está conectado.

:: Feito à mão: com trabalho handmade e autoral, mulheres transformam hobby em carreira
:: Sociedade em família: os desafios para separar trabalho e vida pessoal

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna