Dicas básicas para não passar vergonha nas festas da firma

O que vestir? Que presentes escolher? Quais assuntos abordar? Esses são exemplos das dúvidas que surgem na época em que os colegas de trabalho começam a preencher a agenda da turma com os eventos de final de ano. É normal que a presença dos chefes intimide e, por isso, é válido maneirar em alguns pontos. Para ajudar a entender o limite do profissional e pessoal, Alle Ferreira, especialista em relacionamentos, dá dicas de como agir nessas ocasiões.

Dress code

Apesar de a escolha da roupa depender bastante do gosto pessoal, existem algumas dicas que evitam constrangimento na hora da comemoração. É sempre aconselhável evitar decotes extravagantes e estampas chamativas. Saias ou vestidos muito curtos, assim como maquiagem carregada, também são dispensáveis.

Paquera

Demonstração de afeto em ambiente corporativo nem sempre é bem visto. Paquerar pode ser entendido como falta de respeito ou até mesmo assédio. Para encontros pessoais, é sempre melhor marcar um encontro.

Assunto

Não seja o chato que fala apenas de trabalho. Aproveite o encontro para estreitar a relação com outros colegas, mas tome cuidado para não extrapolar a intimidade.

Bebida alcoólica

Bebidas com álcool em festas de empresa podem ser uma armadilha. Controle-se para não beber demais e causar constrangimentos – para si e para os outros. Lembre-se de que você encontrará seus colegas no dia seguinte.

Comida

A dica é comer algo antes de ir para a comemoração, para não chegar com muita fome e parecer um esfomeado. E lembre-se das boas maneiras, em hipótese nenhuma fale de boca cheia.

Fotos

Em tempos de selfie, cuidado para não exagerar na quantidade de cliques. Também é importante assegurar que todos os envolvidos queiram participar da foto e permitem a divulgação das imagens nas redes sociais. Na dúvida, não publique.

Acompanhantes

Levar alguém (seja amigo, companheiro ou familiar) normalmente é complicado. Você pode passar a festa inteira fazendo apresentações. Faça isso apenas se o acompanhante já conhecer o pessoal do trabalho ou se outros funcionários levarem mais alguém.

Presentes

Algumas confraternizações contam com o “amigo secreto”, uma brincadeira saudável e divertida. Contudo há alguns truques para se dar bem, como seguir à risca o valor estipulado – comprar algo barato ou caro demais pode causar desconforto entre os participantes. Levar em consideração o gosto do amigo é sempre válido. Na dúvida, opte por algo neutro e tente evitar o uso de vales-presente, que são impessoais.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna