De Malala a Michelle Obama: mãe desenha mulheres inspiradoras nos guardanapos do lanche da filha

Malala Yousafzai
Malala Yousafzai "Nós percebemos a importância das nossas vozes apenas quando somos silenciadas". Foto: Meaghan Elderkin, Divulgação

Guardanapos ilustrados com frase e rosto de mulheres inspiradoras. A maneira encontrada por uma mãe norte-americana para transformar o lanche da escola em um momento de empoderamento da filha de nove anos chamou a atenção nos Estados Unidos.

michelle

(Michelle Obama: “Quando eles vão para baixo, nós vamos para cima”. Foto: Meaghan Elderkin, Divulgação)

A ilustradora Meaghan Elderkin, de Rhode Island, deu continuidade a uma tradição da própria infância ao fazer desenhos nos guardanapos da merenda da filha, Holden. Os motivos, que inicialmente envolviam dinossauros, brincadeiras e jogos de palavras, passaram a abranger mulheres inspiradoras depois da eleição dos Estados Unidos, vencida por Donald Trump.

sally(Guardanapo com a astronauta Sally Ride: “Se queremos engenheiros e cientistas no futuro, devemos cultivar as meninas tanto quanto os meninos”. Foto: Meaghan Elderkin, Divulgação)

“Me senti pequena e impotente depois do resultado das eleições. Eu queria lembrar minha filha (e eu mesma, eu acho) que nós somos fortes e poderosas mesmo quando estamos com medo. Muitas mulheres fortes existiram antes de nós, e elas tiveram que lutar contra obstáculos ainda piores”, disse Meaghan ao The Huffington Post.

Meaghan Elderkin, Divulgação

(A pioneira da aviação Amelia Earhart: A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é meramente tenacidade”. Foto: Meaghan Elderkin, Divulgação)

Os guardanapos que acompanham a merenda da estudante já estamparam frases como as de Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2014, e da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Um deles traz a imagem da astronauta Sally Ride, a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, com a sua frase: “Se queremos engenheiros e cientistas no futuro, devemos cultivar as meninas tanto quanto os meninos”.

O sucesso da iniciativa no grupo Pantsuit Nation, do Facebook, encorajou a ilustradora a criar uma página para divulgar as ilustrações em guardanapos na rede social.

Leia mais:
:: Cinco camisetas com estampas de empoderamento feminino para ter no closet
:: Como o empoderamento ajuda a desenvolver capacidades de liderança nas mulheres
:: Empoderamento e feminismo negro: três mulheres compartilham suas histórias

Leia mais
Comente

Hot no Donna