Mães mais velhas têm filhos mais altos e inteligentes, aponta pesquisa

É consenso entre a comunidade médica que, quanto mais velha é uma mulher, maiores são os riscos de uma gravidez. Mas parece que ter filhos com uma idade mais avançada traz alguns benefícios — para as crianças, pelo menos. É o que aponta um estudo que foi publicado no Population and Development Review. Segundo a pesquisa, mulheres que deixaram para engravidar mais velhas (e isso inclui o período depois dos 40 anos) tiveram filhos mais altos e com melhor desempenho na escola e na faculdade.

:: Estudo afirma que uma taça de vinho é equivalente a uma hora na academia
:: “Cara de poucos amigos” é uma expressão facial universal, afirma estudo

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 1,5 milhão de homens e mulheres nascidos na Suíça entre os anos de 1960 e 1991. Mas claro, estamos falando de um país com um das maiores notas de Índice de Desenvolvimento Humano (0,93, enquanto o Brasil tem 0,75). Segundo os pesquisadores, fatores como saúde pública e oportunidades educacionais estão relacionados ao resultado do estudo. Em outras palavras, os benefícios em relação à saúde e educação melhoram a cada década, então quanto mais velhas as mulheres tiveram seus filhos, mais benéfico é o contexto para a criança.

— As diferenças ambientais e sociais têm impacto direto e positivo no bem-estar da mãe e do filho. Pesquisas anteriores ignoraram a importância dessas mudanças, em larga escala, ao longo do tempo — disse Kieron Barclay, que liderou a pesquisa.

 

Leia também:
:: Ter um marido aumenta em sete horas o trabalho doméstico da mulher, aponta pesquisa
:: Tratar mal o parceiro pode ser determinante na hora da conquista, diz pesquisa

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna