Manual da barba: 5 cuidados essenciais (e descubra qual formato combina melhor com seu rosto)

Fotos: José Zignani Fotografia
Fotos: José Zignani Fotografia

Achou que era só deixar a barba crescer e pronto? Nada disso. Você deve procurar qual tipo de barba combina mais com seu rosto e cuidar dela assim como já faz com o cabelo. Sim, barbas também precisam de xampu, hidratação, corte e tudo mais.

Mateus Grazziotin, da barbearia Independência, Paulo Prates, da QOD, ambas de Porto Alegre, e o hairstylist Jefferson Hoffman, do estúdio que leva seu nome em Caxias do Sul, dão dicas para manter sua barba limpa, saudável e, principalmente, estilosa:

Outras reportagens da revista DOM
:: Corrida: saiba como melhorar seu desempenho nas pistas

:: Entrevista! Marcelo Tas fala sobre os tabus masculinos e a relação com o filho transgênero Luc

Limpeza diária

A barba acaba absorvendo muita sujeira, funcionando como um filtro. Isso é ótimo para a pele, mas péssimo para os fios. Por isso ela deve ser lavada diariamente. E, de preferência com xampu específico para esta função, à venda em supermercados e farmácias. Se você já estava pensando em simplificar e usar o mesmo produto com que lava o cabelo, Mateus alerta:

– O xampu para o cabelo tem uma fórmula específica para a oleosidade do couro cabeludo, que é maior do que no rosto. Outra dica é fazer uma pequena limpeza sempre que escovar os dentes.

Hidratar é preciso

Além de lavar sempre com xampu, pode-se utilizar outros produtos como um balm para barba. Funciona como um condicionador para os pelos, deixando-os mais macios, porém sem aspecto de oleosidade.

– A oleosidade natural não consegue se transferir até o fim dos fios de quem tem barbas mais compridas, por isso estas extremidades pedem uma hidratação especial – ensina Mateus.

16

Vai uma tintura?

O processo de coloração da barba é o mesmo utilizado para pintar o cabelo.

– Os homens costumam utilizar mais para disfarçar os fios brancos – lembra Paulo.

Ao invés de tintura, deve-se utilizar tonalizantes em tons naturais, e os retoques devem ser constantes.

– Como os tonalizantes começam a desbotar depois de 20 lavagens, o ideal é que seja feita uma nova aplicação no período de 20 dias – indica Jefferson.

Deixando crescer

Se seu desejo é ostentar uma barba comprida, seja paciente: o ritmo de crescimento varia de homem para homem. Há medicamentos que estimulam o crescimento capilar, mas devem ser usados com acompanhamento médico.

– O processo de lavar, higienizar e escovar faz com que o fio cresça mais saudável e forte – diz Paulo.

A hora de aparar

O recomendado é aparar a barba em intervalos de 15 dias, com navalha ou tesourinha. Fique atento quando os pelos ultrapassarem o lábio superior, começando a entrar na área da boca. Caso opte por barbear, uma boa ideia é utilizar o tempo do banho. A água morna e o vapor dilatam os poros, facilitando o trabalho.

07

O formato ideal

Com uma barba saudável e limpa, você deve escolher um desenho que deixe seu rosto mais simétrico.

– Se o rosto é mais oval, por exemplo, você pode optar por uma barba de formato retangular e vice-versa – explica Jefferson.

Leia também
:: O estilo de barba que combina com cada formato de rosto
:: De volta à moda, a barba agora é sinônimo de charme

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna