#MasEleNuncaMeBateu: campanha alerta sobre abuso psicológico sofrido por mulheres

Todas por Todas, Divulgação
Todas por Todas, Divulgação

Uma nova iniciativa lançada na internet busca alertar sobre o perigo do abuso psicológico sofrido por mulheres. A campanha #MasEleNuncaMeBateu, do projeto carioca Todas por Todas, reúne depoimentos de quem já sofreu com uma forma de violência que pode passar despercebida e provocar traumas e feridas internas.

Em um dos depoimentos no vídeo da campanha, uma mulher relata sobre um caso de abuso psicológico sofrido na frente dos amigos e da família em sua própria festa de aniversário: “Ele jogou um copo de cerveja na minha cara, porque achou que o amigo dele estava dando em cima de mim”, conta. Outra ação da campanha foi colar cartazes nas ruas do Rio com frases e situações que remetem ao abuso psicológico, como “Ele sempre desqualificou a minha opinião”, “Ele me xingava quando eu dizia não pra ele” ou “Ele me fazia dormir no sofá quando me encontrava desarrumada em casa”.

O projeto, que já tem mais de 12 mil seguidores no Facebook, convida todas as mulheres que já passaram por algum tipo de abuso psicológico a postar relatos na página da campanha ou com a hashtag #MasEleNuncaMeBateu para dar visibilidade a esse tipo de violência. Recentemente, outras iniciativas, como a campanha #ÉRelacionamentoAbusivoQuando, ganharam repercussão após mulheres terem usado a hashtag para dar exemplos de violência psicológica sofridas em relacionamento abusivos.

:: Projeto Pode Gritar dá voz a vítimas de abuso, transformando desabafos em relatos literários
:: #ÉRelacionamentoAbusivoQuando: mulheres usam hashtag para explicar o que é violência psicológica
:: Movimento “Vamos Juntas?” vira livro com depoimentos sobre assédio e lições de sororidade

Leia mais
Comente

Hot no Donna