Princesa empoderada: por que já amamos Moana, nova heroína da Disney

Moana, a nova princesa da Disney, chega aos cinemas nesta quinta-feira (5) e tem tudo para continuar a saga de princesas empoderadas. Filha do chefe de uma tribo na Oceania, ela parte em uma grande aventura mar adentro para mudar o destino de seu povo. Ou seja, foge completamente do perfil da princesa clássica: sem sapatinho de cristal, ela sabe muito bem quais seus objetivos e faz o necessário para conquistá-los. Confira cinco motivos por que Moana é uma girl power:

70000

1. Mais que uma princesa, ela é uma guerreira
Em uma clara mensagem de igualdade de gênero, Moana insiste em dizer que é uma guerreira, e toda a trama se baseia no heroísmo da garota para salvar seu povo.

2. É uma garota dona de seu destino
Moana não espera ser salva, ela faz acontecer! Quando a ilha onde vive passa a enfrentar a escassez de frutos e peixes, a garota decide enfrentar os perigos do mar em busca de uma solução, mesmo contra a vontade de seu pai. Mais: ela aprende a navegar por conta própria!

3. Não vive atrás do príncipe encantado
A saga de Moana não gira em torno de ter um final feliz ao lado de um príncipe: a guerreira polinésia tem muito mais com se preocupar no momento. Seu companheiro de jornada, o semi-Deus Maui, não constitui um interesse romântico: juntos, eles formam uma dupla de aventureiros e amigos com um objetivo em comum.

 

Assista ao trailer de Moana:

4. Tem a avó como mentora
É na figura da avó, que conta as histórias dos ancestrais do povo, que Moama encontra a motivação para enfrentar o mar aberto.

5. Representa a diversidade
Tendo a Polinésia como cenário, não poderia ser diferente: Moana não é mais uma princesa alta, magra, de pele branquinha e cabelos claros. Assim como Mulan e Tiana, Moana representa a diversidade com sua pele morena, seus cabelos crespos e olhos amendoados.

Mais princesas empoderadas

Outras duas princesas também são consideradas representantes deste movimento, pois quebrar estereótipos da princesinha indefesa.

Frozens-Queen-Elsa-009

Elsa, a protagonista de Frozen – Uma Aventura Congelante, lançado em 2012, veste roupas lindas e canta muito bem, mas contraria o tradicional perfil de princesa mimada. Além de tudo, é pé no chão quando o assunto é relacionamentos. Ao saber que Anna se casaria com um homem que acabara de conhecer, alerta a irmã: “Você não pode se casar com alguém que acabou de conhecer”.

 

valente

Protagonista do filme Valente, lançado também em 2012 pela Pixar, Merida é filha da rainha Elinor e do rei Fergus. Tolhida desde pequena pela mãe, que pedia que se comportasse como uma verdadeira princesa, a personagem não seguia a cartilha.

Com cabelos soltos e roupas largas, Merida escapa de um casamento arranjado e desperta o ódio de muitos homens do reino. Correndo riscos e lutando contra uma maldição, ela descobre toda a coragem que guarda em si.

Leia também
:: Let it go! Campanha quer transformar Elsa, de Frozen, na primeira princesa lésbica da Disney
:: Diretores de “Moana” acreditam que há espaço para uma futura princesa LGBT na Disney
:: Garotinho escolhe usar fantasia de princesa Elsa, de “Frozen”, no Halloween – e pai dá a melhor justificativa

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna