Não gosta do que faz? Veja dicas de como mudar de carreira

Sabe aquele momento em que você está desmotivado com o trabalho? Aquele momento em que você pensa: “Por que eu me formei nessa profissão se ela não tem nada a ver comigo?” Esse pensamento já passou pela cabeça de grande parte das pessoas. Uma pesquisa realizada com mais de 1.000 pessoas em diversos estados brasileiros pela Pactive Consultoria apontou que 32% dos entrevistados já pensaram em largar tudo e começar uma nova carreira. O fatores que os impediam de mudar, no entanto, de acordo com o estudo, foram: medo de arriscar, incerteza do que gosta e falta de qualificação.

Se você se encaixa nesse perfil de insatisfação profissional, veja o que pode fazer, segundo dicas de Tatiana Pina, consultora da Cia de Talentos.

:: 7 dicas de como pedir um aumento de salário
:: Livro que inspira a batalhar por reconhecimento profissional vira filme

O primeiro passo é identificar se o desconforto aparece devido ao trabalho atual (por conta de colegas, chefe, diretrizes) ou a área de atuação. Identificando que o problema é realmente com a área de atuação e decidindo mudar de carreira, o profissional deve começar a se planejar financeiramente.

– Muito provavelmente terá que investir em estudos e sua faixa salarial será menor no início – diz Tatiana.

Quando estiver mais seguro financeiramente, deve estruturar um plano de ação, tendo como foco a sua nova área de atuação e os próximos passos para chegar lá.

Para quem não está feliz, mas também não tem coragem de arriscar, a dica é se planejar financeira, emocional e estrategicamente.

– O importante é gostar do que faz, se dedicar e estar sempre estudando e se reciclando, além de ficar atento as oportunidades e não ter medo de sair da zona de conforto –  finaliza a consultora.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna