Pesquisa mostra as principais preocupações das mulheres em 27 países, saiba quais são elas

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Qual o problema mais importante que as mulheres enfrentam? Esta pergunta foi feita para 20 mil pessoas em 27 países, incluindo o Brasil, pelo Instituto Ipsos. As respostas? Assédio sexual apareceu em primeiro lugar com 32%; violência sexual, em segundo, com 28%, e violência física, em terceiro, com 21%.

Para os brasileiros, os maiores problemas listados são os mesmos apresentados no resultado global, mas a ordem é diferente. Violência sexual lidera o ranking (47%), seguida por assédio sexual (38%) e violência física (28%).

A gerente da Ipsos, Narayana Andraus comenta que o número de estupros e casos de violência física são muito altos e se sabe que grande parte deles não são reportados.

– Dados da nossa pesquisa apontam para uma sensação de impunidade por parte das mulheres, o que intensifica o medo, 61% das mulheres acredita que os relatos de assédio sexual são ignorados. Campanhas e manifestações crescentes na internet e na mídia, como #MeToo, também tem contribuído para que o tema ganhe visibilidade.

O quarto tema globalmente mais citado pelos entrevistados é o abuso doméstico. Este assunto também aparece em quarto lugar no Brasil. Já a questão da igualdade salarial aparece em quinto lugar no ranking mundial e lidera em países desenvolvidos como Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia e Bélgica. Entre os brasileiros, a igualdade salarial é o sexto problema mais importante que as mulheres enfrentam, fica atrás de sexualização da mulher na mídia.

A pesquisa foi realizada de 26 de janeiro a 9 de fevereiro em 27 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia e Turquia. A margem de erro para o Brasil é 3,2 pontos percentuais.

Leia mais:
:: Malala, Beyoncé, Michelle Obama, Chimamanda e mais: colunistas e equipe de Donna indicam mulheres inspiradoras
:: Programação: celebre o Dia da Mulher com a gente no Donna Beauty Pompéia
:: Mulheres viajantes: por que não colocar o pé na estrada sozinha?

Leia mais
Comente

Hot no Donna