Por que fechamos os olhos quando beijamos? A ciência explica

Considerado um dos maiores gestos de carinho, alguns beijos ficam marcados em nossa memória e tem até um dia especial: hoje comemoramos o dia do beijo. Para a ciência, beijar é a forma (humana) de testar se alguém é biologicamente compatível com a gente. É o que diz um estudo chamado “The science of kissing: what our lips are telling us” (“A Ciência do beijo: o que nossos lábios nos dizem”, em tradução livre). Seja roubado, apaixonado ou cheio de sensualidade: beijo é beijo. Mas você já se perguntou por que nós fechamos “automaticamente” os olhos quando beijamos?

Beijar é bom. E todo mundo gosta, né?

Beijar é bom. E todo mundo gosta, né?

Um experimento realizado por psicólogos da Universidade Royal Holloway, na Inglaterra, mostrou que a explicação está no fato de que somos incapazes de processar uma informação visual e outra tátil ao mesmo tempo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram um grupo de voluntários e pediram para que eles encontrassem uma letra no meio de várias outras. Ao mesmo tempo, eles precisavam responder a uma leve vibração na mão. Até aí tudo bem, mas o grau de dificuldade foi aumentando e os voluntários não conseguiam notar a vibração. Em outras palavras, a sensibilidade ao estímulo tátil fica reduzida quando existe uma tarefa visual complexa. Logo, para “curtimos” o beijo, precisamos de concentração e então fechamos os olhos.

:: No dia do beijo, inspire-se nos 13 mais marcantes do cinema para comemorar (e beijar muito)
:: Gisele Bündchen relembra primeiro beijo, aos 15 anos: “fui esnobada”

Não adianta: a gente vai beijar. os olhos fecham

Não adianta: a gente vai beijar. os olhos fecham

Outras pesquisas já haviam comprovado que o mesmo acontecia em relação a estímulos visuais e auditivos. Claro, o objetivo do estudo não era desvendar o porquê de fecharmos os olhos na hora do beijo. Mas explica a razão. Assim como também explica o fato de que não percebemos o celular vibrar quando estamos procurando alguém no meio da multidão, por exemplo.

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna