#PrecisamosFalarSobreAborto: no Dia de Luta pela Descriminalização, ativistas organizam virada online sobre o tema

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Dia 28 de setembro é o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. A data foi criada em 1990 e chama atenção para um problema de saúde pública: mesmo sendo proibido em diferentes países da região, o aborto é praticado clandestinamente pelas mulheres em espaços e condições precárias. O IBGE divulgou em 2015 os primeiros dados sobre o assunto no Brasil – e estima que todos os anos, mais de 1 milhão de brasileiras entre 18 e 49 anos coloquem a vida em risco para interromper a gestação.

Leia mais:
:: Por que o número de divórcios no Brasil cresceu 160% em 10 anos: entenda os motivos
:: Miss Brasil: edição 2016 tem o maior número de candidatas negras da história do concurso

Embora os números impressionem, a prática ainda é tabu e divide opiniões no país. Para informar as pessoas e incentivar o debate, ativistas e organizações feministas promovem nesta quarta-feira uma virada online. Durante 24 horas, a hashtag #PrecisamosFalarSobreAborto reunirá conteúdo sobre o tema nas redes sociais. Uma programação de lives (transmissões ao vivo) pelo Facebook também vai abordar o assunto de forma temática, em mesas e entrevistas com profissionais de diferentes áreas.

A iniciativa foi idealizada pela ONG Think Olga, os grupos Gorda&Sapatão e Ativismo de Sofá e o site Justificando. A programação completa e os links dos lives pode ser acessada no evento oficial da ação. Até o momento, já participaram da virada a cantora Karina Buhr, a escritora Clara Averbuck, a filósofa Marcia Tiburi e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. Ao longo do dia, também haverá encontros com a atriz Thalma de Freitas, a médica obstetra Melania Amorim, a equipe do site Lado M e o próprio Think Olga.

Confira também em Donna:
:: Pesquisadores americanos preveem lançamento de anticoncepcional masculino para 2018
:: Sociedade em família: os desafios para separar trabalho e vida pessoal
:: Veja todas as matérias da nossa edição especial sobre moda

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna