Série de fotos mostra as expressões de mulheres na África e na Europa ao darem à luz

Toda experiência tem um determinado peso na vida de alguém, mas poucas coisas podem se destacar mais do que gerar e dar à luz a uma criança. A fotógrafa Moa Karlberg, natural de Estocolmo, registrou momentos íntimos de mulheres durante o parto para mostrar as diferenças dos cuidados com as mulheres na Europa e África. A série, batizada de “Hundred Times a Difference” (“Centena de vezes diferente”, em livre tradução livre),  foi feita em preto e branco e mostra as expressões dos rostos das mulheres durante o parto.

:: O que acontece quando tiramos os homens do poder com o Photoshop?
:: Modelo erra no corte de cabelo e vira a nova sensação da SPFW

Segundo Moa, enquanto na Europa as mães tinham acesso a medicamentos e ajuda médica, as mulheres na Tanzânia deram à luz em clínicas sem estrutura básica ou médica — e sequer uma parteira treinada. No entanto, Moa contou ao Daily Mail o quanto ficou espantada com semelhança das expressões faciais das mulheres ao parirem.

2D8F6AB500000578-3279514-image-a-43_1445289837087

— Todas passam pelos mesmos estágios do parto, ainda que as suíças tenham acesso a medicamentos que as africanas não possuem — contou.

Segundo a fotógrafa, quando havia alguma complicação no parto, as diferenças ficavam ainda mais evidentes ainda mais fáceis evidentes. Na Tanzânia, por exemplo, as mulheres não tinham recursos nenhuma a disposição. Algumas mulheres, inclusive têm os filhos sozinhas. A sueca começou a fotografar o que se tornaria uma série em 2012 e chegou a pensar em desistir do projeto. O que fez ela mudar de ideia? Conscientizar as pessoas de que não são todas as mulheres que podem dar à luz de uma forma segura.

Leia mais
Comente

Hot no Donna