Tendências em casamentos: da decoração e do jantar às lembrancinhas

Do convite à pista de dança: confira o que está em alta nas recepções de casamento

Foto: Jorge Scherer, divulgação
Foto: Jorge Scherer, divulgação

Entre novidades do mercado e clássicos que nunca saem de moda, o importante, na hora de planejar a festa de casamento, é ter em mente o perfil dos noivos. A maior tendência é personalizar a recepção de acordo com o estilo do casal e seus convidados.

Como inspirações são sempre bem-vindas, confira o que está fazendo sucesso em festas de casamento atualmente. As dicas são dos organizadores de eventos Bettina Becker, Gela Barbieri, Graça Kurylo, Renata Hoff, Roberta Jalfim e Xuxa Pires.

Agora é só procurar qual delas tem mais a ver com você e seu noivo.

Ambiente

Muitos casais têm procurado criar um ambiente que traduza um clima mais intimista, quase caseiro, com diferentes texturas e elementos. Aqui também entra a tendência boho chic, estilo ao mesmo tempo romântico e rústico, simples e elegante. O mobiliário clássico somado a elementos contemporâneos ajuda a criar uma decoração diferenciada. Montar um ambiente mais descontraído, misturando mesas de jantar em formatos e tamanhos variados, com lounges confortáveis também deixa as festas mais dinâmicas, assim como long tables para jantares menores, que facilitam a confraternização entre convidados.

 

jorgescher52290718_MARINA_E_PHILIPPE

Foto: Jorge Scherer

Arranjos

Aposte em arranjos mais despojados, diferentes uns dos outros. Elementos suspensos são uma grande promessa para este ano: guirlandas, flores, velas e pantalhas para inovar e valorizar o espaço aéreo. Lustres, velas e candelabros também irão predominar na decoração, ao lado de lâmpadas e luzinhas que dão destaque para a importância da iluminação. Espelhos, peças em cobre e projetos cênicos, para reforçar detalhes, ainda entram como tendência.

:: Editorial! As tendências de vestido de casamento para diferentes estilos de noiva

Cores

As noivas querem cada vez mais surpreender e fugir do branco clássico e verde-musgo no salão. Há casamentos que ousam com cores como fúcsia, além de tons derivados. Para seguir na linha tradicional, tons mais claros e pastel, como o rosa, estão em alta.

andreagraiz_mesarosa

Foto: Andréa Graiz

À mesa

Para marcar o local dos convidados, podem ser feitos prismas de papel na mesma gráfica do convite, personalizados com a identidade visual do casamento, como cores e monogramas. As noivas mais detalhistas (e com mais orçamento) buscam objetos diferentes como porta-retratos para indicar os lugares à mesa.

Marcelo Andrade weddingshop Cadeirinhas numeradas como esta (Weddingshop) marcam o lugar de cada convidado

Paisagismo

O objetivo do paisagismo é completar a decoração e realçar as flores. As plantas escolhidas dependerão da estrutura do local, mas como hoje os espaços têm o pé-direito mais alto, até árvores estão sendo usadas – as oliveiras estão entre as mais procuradas. Muitas folhagens e arranjos verdes, assim como flores exóticas, ganham destaque, não só nas mesas.

decoracao_andreagraiz

Foto: Andréa Graiz

Lembrancinhas

Mais do que qualquer coisa, as lembranças de casamento precisam ser úteis e especiais. O tradicional bem-casado nunca sai de moda e hoje pode vir com opções diferenciadas e sem glúten, por exemplo. Para substituí-lo, há opções como o pão de mel com diversos sabores, recheios e coberturas, latinhas de bala de coco gourmet, macarron, lace cake, brownie, bolo de rolo, torta sacher e balas personalizadas. Se a escolha de lembrancinha for por um objeto, precisa ser usável, ainda mais na festa, como sapatilhas (foto abaixo) para encarar a pista de dança.

Vitor Rosa/Everton Rosa Fotografias, divulgação

Vitor Rosa/Everton Rosa Fotografias, divulgação

A sapatilha branca que a noiva calça no meio da festa (Corina Sapatilhas) pode ser oferecida em outra cor para as convidadas

Convites

O convite é o primeiro contato do convidado com o casamento e deve estar em sintonia com a proposta do evento. Entre os clássicos, há algumas novidades. Os modelos hoje estão mais encorpados, abusando do relevo francês, dos monogramas e das bordas em ouro. Muitos têm inovado nos formatos, com convites quadrados, com abas e fechamentos especiais e somando elementos como lavanda, alecrim, fitas e cordões, além de aquarelas, desenhos dos noivos e mapas do local da festa. Alguns casais apostam em variar o suporte, enviando convites com vídeo, impressos em caixas com pétalas, arroz ou outros objetos que remetem à celebração.

Grafjet/Divulgação

Grafjet/Divulgação

Da mesa à pista

vinidalla1

Potinhos de ceviche de cogumelos feitos pela chef Flavinha Mello | Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação

Serviços de jantar

As opções de jantar estão cada vez mais variadas, desde o clássico formal à francesa, até o maior uso de ilhas e buffet, passando pelo formato em petit porções. O importante é adequar o menu ao perfil dos noivos e a restrições alimentares dos convidados, agradando opções vegetarianas, veganas, sem lactose e sem glúten. Quanto ao serviço, o ideal é que ele seja o mais dinâmico possível.

vinidalla3

Wraps com queijo tofu, cenoura e beterraba raladas e molho de mostarda dijon, elaborados pela chef Flavinha Mello, são opções vegetarianas | Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação

:: 10 perfis do Instagram para se inspirar no mês das noivas

Um investimento em alta são os lanches na madrugada. Sejam bikes de café, brigadeiro ou hambúrguer, até picolés personalizados e geladeiras de sorvete. O importante é agradar quem ficou até tarde na festa.

jorgescherer4938_0892_PATRICIA_E_MATHEUS

Jorge Scherer, divulgação

Pista de dança

Novamente, aqui a tendência é personalizar. Inovar com estampas, grafismos e cores, assim como plotagem, projeções, LED ou 3D: tudo de acordo com o estilo dos noivos. Os hologramas também continuam como tendência, mas agora se incorporam cada vez na decoração como um todo. Detalhes importantes para a pista são: um tamanho adequado ao número de convidados, um bar próximo e que o DJ esteja visível para que os convidados possam interagir e fazer pedidos de música.

nova6029_1732_LISIANE_E_VALTER

Pista de dança pode ser personalizada com desenhos no chão, como no casamento de Lisiane Chini Bapstista e Valter Tremarin Junior | Foto: Jorge Scherer/Divulgação

Playlist

A playlist deve seguir o estilo dos noivos e, ao mesmo tempo, agradar a todos: o ideal é que seja diversificada, mas de acordo com o grupo, que normalmente tem interesses parecidos. Para garantir o sucesso da festa, é muito importante que seja feita uma reunião com o DJ, conversando sobre estilo e passando um cronograma dos momentos da festa. Mais importante do que falar ao profissional o que gostam, é deixar marcado aqueles estilos que não gostam, mas garantir uma abertura de sugestões.

rafaelborgesclicfotos

Cabine de Fotos ClicFotos – Foto: Rafael Borges, divulgação

Detalhes que fazem a diferença

Atrações

Para além da pista de dança, é possível criar momentos especiais ao longo da recepção, como um músico tocando saxofone ou violino no jantar. Porém, essas aparições devem ser rápidas, para dar movimento à festa. Profissionais no banheiro feminino retocando a maquiagem têm feito sucesso, assim como um míni spa para os pés, ilhas com drinques feitos por mixólogos e cabines de fotos que, além de impressas na hora, podem ser compartilhadas nas redes sociais.

vini - foto Julio SoaresObjetiva

O saxofonista Vini Netto em casamento na Vinícola Luís Argenta, de Flores da Cunha | Foto: Júlio Soares, Objetiva/Divulgação

Surpresas dos noivos

Números coreografados dos noivos seguem em alta, mas o importante é pensar em surpresas que tenham a ver com seu perfil. A primeira dança do casal tem que ser especial. O principal é que os noivos escolham uma música que tenha um significado para eles. Os vídeos românticos, tanto dos noivos quanto aqueles preparados para os padrinhos, têm sido substituídos por ideias mais surpreendentes e descontraídas, com momentos e lembranças engraçados.

andreagraiz_noivosdancando

A coreografia do casal Alexaiva dos Santos e Roberto Firpo Freire em festa em Santa Cruz do Sul | Foto: Andréa Graiz

Buquê

A tendência é fugir das rosas brancas tradicionais e apostar em opções diferentes, com mais verdes do que flores. Os cactus e as suculentas têm sido bastante usados em composição pelas noivas (como este da foto abaixo, da Clube Arte e Flores).

andreagraiz_buque

Foto: Andréa Graiz

Mais novidades
Fique atenta aos eventos que apresentam as tendências para casamentos:

De 14 a 17 de abril, será realizada a Mostra Noivas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Entre as atrações, expositores, palestras e desfiles. Uma novidade: o App Mostra Noivas, disponível para download na App Store e na Google Play, estará disponível para orientar a visita pela mostra.

Em agosto, Porto Alegre receberá pela segunda vez o evento Casar, na Associação Leopoldina Juvenil. Além dos expositores, a mostra terá workshops e bate-papos com profissionais do mercado para esclarecer dúvidas de noivas e fornecedores do setor.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna