Ter um marido aumenta em sete horas o trabalho doméstico da mulher, aponta pesquisa

(Divulgação/FOX)
(Divulgação/FOX)

Trabalho, afazeres domésticos, filhos. Mais do que na hora, cada vez mais homens e mulheres dividem a rotina e os afazeres domésticos. Mas uma pesquisa comprovou que maridos continuam dando trabalho. Realizada pela Universidade de Michigan, o estudo mostra que o respectivo aumenta em até sete horas a carga de trabalho doméstico da esposa por semana. E mais: aquelas que têm três filhos ou mais chegam a passar cerca de 28 horas por semana limpando e cozinhando. Já para os homens, ter uma esposa diminui em uma hora o tempo de tarefas domésticas a cada sete dias. Pode isso, Arnaldo?

:: Pesquisa aponta que dizer “te amo” durante o sexo deixa o casal mais satisfeito
:: Pesquisa revela que 96% dos jovens acreditam que ainda existe muito machismo no Brasil

Segundo os pesquisadores, o ‘x‘ da questão é a má distribuição dos afazeres. E acaba a mulher assumindo sozinha a responsabilidade das tarefas de casa, o que poderia ser diferente se o casal dividisse melhor as responsabilidades de cada um. Um padrão bastante conhecido no modelo de famílias tradicionais.

Já se foi o tempo em que cuidar da casa era "coisa de mulher"

Já se foi o tempo em que cuidar da casa era “coisa de mulher”

— Ainda ocorre uma redistribuição significativa do trabalho após o casamento. Os homens tendem a trabalhar mais fora de casa, enquanto as mulheres assumem a maior parte do trabalho doméstico — pondera Frank Stafford, do Instituto da universidade que dirigiu o estudo.

A situação pode ficar ainda pior coma chegada dos filhos, que acabam tomando mais tempo das mães do que dos pais. Mulheres com mais de três filhos revelaram passar mais de 28 horas por semana cozinhando e limpando, de acordo com o estudo.

Chegou a vez deles, né?

Chegou a vez deles, né

 

Para realizar a pesquisa, Stafford analisou dados coletados pelo instituto que estuda e a dinâmica da renda familiar nos Estados Unidos desde 1968. Foram avaliadas as atividades cotidianas, quando homens e mulheres discorreram sobre o tempo que gastavam cozinhando, limpando ou ainda executando outras tarefas. O resultado das análises mostrou que mulheres solteiras gastavam cerca de 12 horas com tarefas domésticas por semana, enquanto as casadas com mais de 60 anos passavam o dobro de tempo.

Leia mais
Comente

Hot no Donna