Vai morar sozinha? Confira as dicas de como economizar e organizar as finanças

Viver em um espaço só seu. Sentir-se independente. Ter a casa com a sua cara. Suas cores.  Seu jeito. Muito barulho. Silêncio que abraça. Sossego.

Essas são as primeiras emoções de quem decide morar sozinha. Porém, é necessário ter os pés no chão e consciência de que será preciso mudar também alguns hábitos em sua rotina, principalmente a financeira. Algumas terão a mesada do pai, outras precisarão trabalhar dobrado ou viver com a bolsa do mestrado.

Leia também:
:: Empreender ou investir em concurso público?
:: 10 dicas de networking para mulheres
:: 5 erros que comprometem a sua carreira

Independentemente de qual seja a sua realidade de receita financeira, é fato que terá que aprender a economizar.

Foto:Pexels
1. FAÇA UMA RESERVA FINANCEIRA

Primeiro passo é ter uma reserva financeira. Ao realizar a mudança você terá que instalar as luminárias, comprar gás, trocar a fechadura. Além disso, às vezes poderão surgir problemas hidráulicos ou elétricos, e você precisará resolvê-los rapidamente.
O importante é evitar dívidas desnecessárias! Por isso, tenha um dinheirinho guardado.
 Foto: FreeImages
2. APRENDA A ORGANIZAR AS FINANÇAS
Você precisará ter uma planilha financeira para se organizar. Saber qual seu custo fixo e variável. É necessário saber qual seu saldo no banco!
Coloque na planilha o gasto com aluguel, condomínio, IPTU, luz, gás, alimentação, material de limpeza e, não se esqueça, o item lazer! E, também, compras com roupas/sapatos, restaurantes. Ninguém é de ferro!
Quando você conseguir ver para onde está indo seu dinheiro, vai poder analisar se é possível economizar em algum item.
 Foto: Pexels
3. ECONOMIZAR É PRECISO!
Quando moramos sozinhas fica bem mais fácil administrar a casa.
Cuide a data de vencimento das contas. Para que pagar juros se você tinha dinheiro no banco?  Colocar as contas principais em débito em conta poderá facilitar a sua vida: economiza tempo, sem correr o risco de esquecer a data limite de pagamento.
Se faltou $$  escolha pagar primeiro as que têm juros mais altos.
Limpe a casa você mesma. Só existe você no local! Se você conseguir  manter as coisas organizadas, roupas dobradas, louça lavada e uma vez por semana fazer a faxina a sua casa estará sempre limpinha. Assim, poderá usar o dinheiro para outras despesas e chamar a profissional por trimestre ou quando ver uma real necessidade.
Leve marmita para o trabalho. Hoje em dia, almoçar na rua faz parte da correria louca que enfrentamos. Então, cozinhar à noite para levar um almocinho mais caseiro para o trabalho será uma economia – e você estará comendo de forma mais saudável.
Procure realizar a compra de frutas e legumes na feira. Geralmente é mais barato que o supermercado.
Evite desperdício.  Desde a luz acesa,  o banho demorado, a torneira pingando e os alimentos que estragam na geladeira.
Faça você mesma! Por que não comprar pincéis e tinta e pintar o apartamento? Chame alguma amiga para ajudar e faça disso um divertimento. Da mesma forma a decoração da casa: use a criatividade.
Mobília. Não se preocupe em montar todo o apartamento! É tão gostoso ir comprando aos poucos.
Inaugure o novo lar fazendo um Chá de Casa Nova com as amigas! Brindar, comer e ganhar presentes das pessoas que estão sempre torcendo por você só vai trazer energia positiva para esse cantinho tão seu.
Leia mais
Comente

Hot no Donna