Veja a modelo da primeira capa de Donna 23 anos depois

No aniversário de Donna, conversamos com a modelo da primeira capa da revista

Era 9 de maio de 1993 e o comércio gaúcho comemorava a proximidade do Dia das Mães com o dia do pagamento, o que gerou um aumento de 35% nas vendas. A febre no comércio era o televisor colorido de 14 polegadas, que saía pela bagatela de Cr$ 10,990 milhões, o presente ideal para assistir aos noticiários sobre a saída de Yeda Crusius do ministério do Planejamento — com direito a beijo, buquê de dálias e carta de despedida do presidente Itamar Franco — ou ao galã Jackson Antunes “arrancar suspiros” como o matador Damião, da novela Renascer.

Em Zero Hora, estreava Donna, um suplemento dominical de pautas femininas que abordava em sua primeira edição o tema maternidade. Embora algumas reportagens de 23 anos atrás hoje pareçam datadas — “Trocar pneu, esta não é uma tarefa impossível”, dizia uma das manchetes —, a capa de 1993 não devia nada em ousadia para os exemplares de 2016. A modelo gramadense Ana Paula Sartori, então com 22 anos, aparecia nua e grávida de seis meses.

montagem222

— Na verdade, esse ensaio começou comigo vestida. Conforme as fotos foram acontecendo, a gente foi pirando. Até o momento em que o fotógrafo (Sérgio Gonçalves) teve a ideia de repetir aquela capa com a Demi Moore grávida (da revista Vanity Fair, de agosto de 1991). Meu (futuro) marido estava junto e incentivou. O fotógrafo ainda me perguntou: “Se forem estas as que ficarem mais legais, eu posso usar as fotos?” Deu um frio na espinha, mas topei. E o resultado ficou lindo — conta Ana Paula, a 10.735 quilômetros de Porto Alegre.

:: Donna indica: looks para mães e filhas que combinam em tudo
:: Donna da minha carreira: “A cobrança sobre si mesma é a primeira grande diferença entre mulheres e homens no trabalho”

Hoje, ela assina Ana Paula Sartori Mensak. Casada com Ralf Mensak, a ex-modelo tem 45 anos e mora em Bad Hofgastein, na Áustria. Alguns anos antes de posar para Donna, ela chegou a tentar a sorte em São Paulo como modelo. Lá recebeu e adotou o conselho para que pintasse os cabelos loiros de preto, o que ressaltaria os olhos azul-piscina. Desfilou e posou por dois anos, mas, já um bocado cansada da correria, Ana aproveitou a gravidez para encaminhar o fim da carreira. Dois anos depois, faria as últimas fotos para uma publicação. Posou novamente para Donna, para que os leitores conhecessem Catharina, a menina que estava na sua barriga na primeira capa.

(Arquivo pessoal)

(Arquivo pessoal)

Como se formou chef de cozinha pela UCS de Flores da Cunha e o marido era do ramo hoteleiro de Gramado, Ana Paula e Ralf resolveram tentar a sorte longe do Brasil. Moraram na região da Toscana, na Itália, onde ela foi chef em um castelo por cinco anos e depois em Fort Lauderdale, na Florida (EUA), onde o casal administrou um hotel na praia. Lá, nasceu Christina, hoje com 16 anos. No início da década passada, a família chegou a ensaiar um retorno ao país natal.

— Nossa ideia era começar um negócio em Garopaba, em Santa Catarina. Mas as meninas tiveram problemas de adaptação. Principalmente a escola, que era muito defasada em relação à dos Estados Unidos.
Como Catharina desejava estudar na mesma escola do pai, na Áustria, a família decidiu se mudar de mala e cuia em 2005. Mais de uma década depois, a garota já está formada e cursa Business Administration (BA) em Haia, na Holanda, mas a família não pensa mais em voltar para o Brasil. Na Áustria, eles administram uma wine house próxima a uma estação de esqui. Além dos vinhos, conquistam os turistas servindo “churrasco à gaúcha”.

00b9af18

As fotos da mãe nua, Catharina só conheceu recentemente, quando a avó descobriu um exemplar de Zero Hora guardado em uma gaveta e enviou a reportagem por e-mail para a família.

— Ela já tinha ouvido falar, mas acho que não lembrava direito. Achou demais. É uma foto bonita, dá pra ver que há um bom gosto envolvido, mas não me surpreende que o Brasil esteja um pouco mais conservador hoje. Naquele tempo, o país beirava à sem-vergonhice. Ninguém ficou muito chocado comigo — diverte-se Ana Paula.

A chef se despende com o pedido para que lhe enviem esta revista pelo correio, pois ela não tem a foto nua impressa. A primeira donna foi longe, e agora vai ser emoldurada em um porta-retrato perto dos alpes.

Veja nossas capas sobre maternidade:

 

 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna