Xô, manipulação! 5 famosas que são contra o uso de Photoshop

Quem nunca deparou com um daqueles erros grotescos de manipulação de imagem, onde as modelos acabam com a cintura absurdamente fina, a pele sem absolutamente nenhum poro e até, em alguns casos, “sem” alguma parte do corpo? Mais do que um engano engraçado e que rende algumas risadas nas redes sociais, o uso exagerado dos programas para retoques digitais acabam por deturpar a imagem das mulheres e, claro, contribuir ainda mais para alimentar padrões irreais de beleza – tudo o que a gente não aguenta mais ver, não é?

Veja também
:: Sem Photoshop: novas marcas aderem a propagandas com mulheres reais
:: Mari Kalil: Ninguém mais acredita em tanto Photoshop
:: Existe padrão global de beleza? Mulher tem rosto modificado no Photoshop de acordo com 25 nacionalidades

É por isso que muitas famosas vêm se manifestando contra o uso de Photoshop e, em muitos casos, exigindo de revistas que as suas fotos publicadas não sofram nenhum tipo de intervenção. O mais recente caso foi o da cantora e atriz Zendaya, que viu sua silhueta (que já é esguia!) diminuir por conta das alterações digitais. Quer saber quem são as outras celebs que não aguentam mais o uso exagerado de manipulação das fotos? A gente te mostra:

1. Zendaya

Como já contamos, a cantora e atriz de apenas 19 anos, conhecida por estrelar séries da Disney como Agente K.C., protestou contra o uso indevido de manipulação digital em um ensaio para a Modelist Magazine. O desabafo veio em seu perfil no Instagram:

— Um novo ensaio saiu hoje e eu fiquei chocada quando descobri que meus quadris e tronco de 19 anos foram modificados. Há coisas que deixam as mulheres autoconscientes, que criam ideias irreais da beleza que temos. Qualquer um que me conhece sabe que eu defendo o amor honesto e puro. Então, me dispus a divulgar a imagem real (à direita), que eu amei. Obrigada à @modelistemagazine por reduzir as imagens e me alterar nesta edição de retoques —, escreveu.

:: Beleza real! Pessoas comuns recriam anúncios icônicos de moda

Vale lembrar que a editora-chefe da publicação assumiu que “as imagens foram retocadas de forma inaceitável e sem veracidade”. Pelo Instagram da publicação, ela também garantiu que a edição seria retificada e as imagens alteradas para sua versão original. Ponto para Zendaya!

zendaya

 

2. Keira Knightley

Mais do que pedir para que não usassem Photoshop em seu ensaio para a Interview, em novembro de 2014, a atriz Keira Knightley propôs para a publicação um topless sem aquele ar sexy que estamos acostumados quando se trata de nudez. A ideia é que fosse um ato, acima de tudo, feminista e libertador.

— Vi como manipularam meu corpo em tantas ocasiões diferentes, por diversas razões, fossem os paparazzi ou nos cartazes dos filmes. Na sessão eu disse: ‘Ok, não me importo em fazer topless, desde que vocês não deixem [os seios] maiores nem os retoquem’. Porque acho importante dizer que tanto faz o formato que tenham — pediu, antes de posar para a publicação.

Em entrevista à Times em outra ocasião, a atriz de Piratas do Caribe já havia se revoltado com as manipulações digitais exageradas das quais havia sido vítima, como no cartaz do filme Rei Arthur, em 2004, e depois em um anúncio do perfume Coco Mademoiselle, da Chanel:

— Acredito que o corpo da mulher seja um campo de batalha, e a culpa disso em parte é da fotografia. É muito mais fácil fazer uma fotografia de alguém sem forma. Ao passo que na realidade é preciso uma tremenda habilidade para capturar a forma de uma mulher e fazer com que pareça real, que sempre é bela. Mas nossa sociedade dá tanta importância à imagem que é cada vez mais complicado ver as figuras diferentes.

keira-knightley-interview-magazine-shoot-2014-05

 

3. Kate Winslet

Não é raro que anúncios de produtos de beleza tragam modelos e celebs em versões perfeitas, com a pele lisa, sem nenhuma manchinha – e, por vezes, nenhum poro também. E foi justamente para evitar que sua imagem fosse deturpada, principalmente ao posar como garota-propaganda de uma marca de cosméticos, que a atriz Kate Winslet incluiu uma cláusula em seu contrato com a L’Óreal que proíbe o uso de Photoshop. E quer saber a justificativa dela para tal exigência?

— Eu acho que elas [as jovens] olham para as revistas e para as mulheres que tiveram sucesso em suas carreiras como um exemplo. E eu sempre quero ser sincera sobre quem eu sou com essa geração de mulheres, porque elas têm que ter líderes fortes — declarou.

— É uma esperança de que outras pessoas possam seguir o exemplo, mas isso é mais importante para mim ainda porque acho que nós temos responsabilidades com essa geração de mulheres jovens. Somos todos responsáveis por criar mulheres fortes.

winslet1

 

4. Emma Roberts

Sobrinha de Julia Roberts, a também atriz Emma Roberts, de 24 anos, é o rosto da nova campanha da Aerie, linha de lingeries da American Eagle. Para posar usando roupas íntimas para a grife, ela também exigiu que nada de manipulação digital fosse utilizado nos cliques:

— Sou atriz, mas também sou uma pessoa real. Ver anúncios com tanto Photoshop me deixa entristecida. Espero que quando ouçam a palavra “real” deixem de pensar em defeitos. Gostava que esta campanha fizesse com que vissem o ‘real’ como a beleza que vem de dentro para fora — contou em entrevista à People.

emmaroberts

 

5. Lorde

Assim como toda adolescente, a cantora Lorde, de 18 anos, também tem aqueles probleminhas de pele comuns da idade, como espinhas – e não tem problema nenhum com isso. Exatamente para mostrar que isso é normal e conscientizar seus fãs que a dona do hit Royals resolveu se manifestar nas redes sociais depois que fotos suas no Lollapalooza Chile de 2014 foram manipuladas para esconder as manchinhas de acne.

— Achei isso curioso, duas fotos tiradas no mesmo dia. Uma editaram para que minha pele ficasse perfeita, a outra é verdade. Lembrem-se, falhas são OK — disse a cantora.

lorde

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna