Donna Circula: confira como foi o Tour de Vinhos, promovido pelo Ibravin

donnabrands (1)

Faltando menos de um mês para o início do verão, está mais do que na hora de reunir as amigas – e acompanhantes – à beira da piscina. E, para curtir esses dias repletos de sol e diversão, nada melhor do que um espumante geladinho para refrescar. Principalmente se for de uma vinícola brasileira.

Você sabia que o Rio Grande do Sul é líder nacional na produção de espumantes? Além de liderarem o mercado nacional, os espumantes brasileiros também são cada vez mais reconhecidos no Exterior, onde, nos últimos 10 anos, receberam mais de 1,5 mil premiações internacionais. Além disso, críticos importantes, como Steven Spurrier, responsável pelo lendário Julgamento de Paris, e Oz Clarke, um dos mais renomados críticos de vinhos do mundo, são fãs declarados das bebidas verde-amarelas.

Sendo assim, nada melhor do que estar perto e poder conhecer mais sobre as nossas vinícolas. E foi isso que aconteceu no último sábado (18), quando o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizou mais uma edição do Tour Vinhos do Brasil, na Casa Destemperados, a Embaixada do Vinho Brasileiro, em Porto Alegre.

Com ingressos esgotados, o evento reuniu representantes de 11 vinícolas gaúchas, que explicaram aos visitantes as características dos vinhos e espumantes produzidos por aqui e ofereceram, é claro, muitos ótulos para combinarem perfeitamente com o verão. Profissionais de vinícolas da Serra e da Campanha Gaúcha ainda deram dicas de harmonização e mostraram suas apostas para a temporada. E não são só espumantes que encontramos, para os fãs dos vinhos brancos, rosés e tintos, também garimpamos opções legais para o verão.

DenisonFagundes_Tour_Vinhos (138)b

Veja alguns dos rótulos que encontramos por lá e são ótimas opções para você curtir o verão em todas as suas versões:
Valmarino, Pinto Bandeira (RS)
O espumante Brut Rosé Champenoise tem cor acobreada e é bem levinho. Por ser altamente refrescante, é a bebida perfeita para beber com as amigas durante aquela tarde na piscina.

Monte Reale, Flores da Cunha (RS)
A aposta da vinícola é o espumante Sospirolo Nature, elaborado com uvas da variedade Prosecco. Essa é a opção para harmonizar com as deliciosas ceias de final de ano, já que o espumante é superestruturado e gastronômico.

Guatambu, Dom Pedrito (RS)
O destaque fica por conta do espumante Noite do Pampa, que é tinto, feito de Merlot, na Campanha Gaúcha. É mais encorpado que os espumantes brancos e rosés, bem frutado e combina bem com frios, embutidos, petiscos, entradas e pratos feitos com carne curada.

Casa Pedrucci, Garibaldi (RS)
Quer se sentir na beira da piscina do Copacabana Palace? Então aposte no espumante Brut Rosé, que é o escolhido do icônico hotel para as suas hóspedes.

Casa Perini, Farroupilha (RS)
A grande aposta aqui é uma novidade para os dias de calor: o espumante Casa Perini Ice! Fica super refrescante quando consumido com pedras de gelo. É ou não é a cara do verão?

Don Giovanni, Pinto Bandeira (RS)
Está procurando o espumante perfeito para as festas de final de ano? A dica é o Don Giovanni Nature. Com uma cremosidade que surpreende na boca, é o tipo de bebida que ninguém esquece.

Campos de Cima, Itaqui (RS)
A vinícola é comandada por três mulheres e por lá você encontra uma deliciosa opção de espumante moscatel, leve, fresco e fácil de beber. Tente colocar morangos gelados dentro da sua taça. Além de ser gostoso, fica lindo na foto.

Adega Chesini, Farroupilha (RS)
A aposta aqui é no vinho branco seco que é feito da mesma uva que produz o espumante moscatel, a Moscato. É levinho, com aromas de flores brancas. Experimente beber bem geladinho, na praia.

Casa Postal, Bento Gonçalves (RS)
O Sauvignon Blanc é conhecido por ser uma opção mais leve, mas na Casa Postal temos uma opção mais intensa do produto. A acidez dele é capaz de trazer frescor até nos dias mais quentes do verão. Beba no happy hour com as gurias.

Routhier & Darricarrère, Rosário do Sul (RS)
A dica é apostar no vinho tinto Salamanca do Jarau, que tem levedura selvagem. Estas estão presentes no próprio ambiente onde o vinho é elaborado fazendo com que o enólogo não precise adicioná-las. O sabor é intenso e marcante e por isso é a melhor escolha para um churrasco de domingo.

Vinícola Aurora, Bento Gonçalves (RS)
Rosa é a cor do verão, e o Merlot Rosé da Aurora é o vinho certo para acompanhar a estação. Além da tonalidade ser muito convidativa, o aroma lembra morango e framboesa. Que tal provar harmonizando com um risoto de camarão?

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna