Jardim das Ideias Stihl teve dicas de paisagismo e cuidados com as plantas

donnabrands (1)

O sábado e o domingo foram repletos de vida ao ar livre e dicas profissionais sobre como manter seu jardim lindo e suas plantas e flores saudáveis. Tudo isso rolou no segundo final de semana do evento Jardim das Ideias Stihl, inspirado no blog de jardinagem e paisagismo da empresa. A ideia de tirar as dicas do mundo virtual e repassá-las em formato de workshops não podia ter dado mais certo.

Com o cenário impecável da floricultura Winge, na Zona Sul de Porto Alegre, o Jardim das Ideias teve o mestre em qualidade ambiental Fágner Heldt como palestrante do sábado. Pela manhã, ele falou sobre a relação entre o cultivo de um jardim saudável e o bem-estar de quem habita lugares floridos.

IMG_3237

Fágner Heldt, mestre em qualidade ambiental, foi o palestrante de sábado no Jardim das Ideias Stihl | Foto: Carolina Goyer, especial

As principais dúvidas do público presente foram novas formas de livrar o jardim de pragas como formigas e lesmas. Detalhadamente, Fágner respondeu a cada uma das questões e revelou que cascas de ovos são uma maneira prática e barata para espantar os animais indesejados das plantas.

Junto ao workshop eram dadas consultorias gratuitas de paisagismo e jardinagem. Em apenas duas horas, mais de dez casos haviam sido solucionados por profissionais que analisaram caso a caso. Da posição solar às melhores opções de plantas para cada rotina, eles analisavam inclusive fotos levadas pelos clientes para que a solução fosse adequada a cada ambiente.

Foto: Carolina Goyer, especial

Foto: Carolina Goyer, especial

A lista de interessados nas consultorias foi longa e entre eles estavam as vizinhas Marta Fedrizzi e Nádia Kuplich. Elas voltaram para a casa com soluções personalizadas. Para a irrigação da trelissa com vasinhos de temperos de Nádia, a paisagista Soraia Pereira, detectou que a exposição ao sol não era a mais adequada e indicou uma nova posição para as plantas. Já para a horta de Marta, a especialista indicou os melhores produtos para afastar os invasores e propôs uma nova organização das espécies.

Por falar em horta, conversamos com Fágner para que ele desse dicas para quem quer começar uma em casa, mesmo que pequena. Confira:

  1. Prestar atenção à drenagem da horta. É indicado usar brita ou restos de tijolos: fazer uma camada de 1/3 com estes materiais e preencher com outra camada de areia e, por fim, terra.
  2.  Não compactar a terra ao colocá-la no vaso, pois a água pode não conseguir chegar às raízes.
  3.  Cuidar a quantidade de água dada às plantas: não afogue as raízes!
  4. Escolher um local com boa iluminação, pelo menos durante a parte da manhã.
  5.  Proteger as plantas de raios solares diretos durante a tarde.

Leia mais
:: Vasos e potinhos lindos para decorar e cultivar plantas e hortas em casa
:: Não ocupam espaço e são fáceis de cuidar: veja as hortas e plantas suspensas
:: Donna Indica: 4 sugestões de vasos para plantas que dão estilo a qualquer ambiente 

Leia mais
Comente

Hot no Donna